SMetal

Imprensa

Opinião

Editorial: Você faz parte dessa história

Quinta-feira, 08 de Agosto de 2019 - 10:44 - Atualizado em 08/08/2019 10:59
Imprensa SMetal

pesquisa, smetal, sindicato, atuação,, Divulgação
Sua contribuição na pesquisa ajudará o Sindicato a ter novas formas de atuação e consolidar melhorias na fábricaDivulgação
O Taylorismo com o controle do tempo, o Fordismo com a produção em série e o Toyotismo com a produção flexível, só para citar algumas das mudanças da organização do trabalho no século 20.

Já no século 21, a entrada das novas tecnologias, a iminência da Revolução 4.0, com a incorporação da Inteligência das Coisas (Inteligência Artificial), tem causado preocupação na classe trabalhadora. Como se adaptar à essa mudança? Terá emprego para todos?

Outras modificações abalam a atividade humana, na luta incessante por sobrevivência e dignidade, como o estopim recente da informalidade e a precarização do mundo do trabalho devido às modificações na legislação trabalhista, que liberou a terceirização irrestrita; os contratos intermitentes, que diminuiu a força da reivindicação coletiva; entre outros retrocessos.

Diante tantos avanços e recuos da classe trabalhadora a vida cotidiana se modifica. Seguindo nosso conceito de Sindicato Cidadão, observamos que nessas fases pela qual passou o mundo do trabalho, em todas há a exploração e o acúmulo de concentração de renda por parte de bem poucos, enquanto se aprofunda o endividamento da classe trabalhadora.

Enquanto o interesse econômico for maior que o interesse coletivo, do bem-estar da sociedade, para nós só restarão as consequências de um papel subalterno. Em todas as frentes da diretoria deste Sindicato lutamos por oportunidades para o desenvolvimento da indústria, em um processo onde a sociedade seja agente e não refém.

Para isso, é preciso consolidar nossas forças e nossa união para darmos o passo mais seguros na luta por direitos. Pensando nisso, o SMetal está construindo uma ferramenta para auxiliar nessa tarefa. Em breve, ainda neste mês de agosto, o Sindicato lançará uma pesquisa aos trabalhadores da categoria metalúrgica, associados e não associados.

É importante a participação de todos para que, a partir das respostas, o Sindicato possa construir estratégias para atuar, de forma mais eficaz, por melhorias na fábrica e na sociedade.

Para participar será fácil, basta informar o CPF para que a pesquisa seja autêntica e se evite a duplicidade. O questionário poderá ser respondido em menos de cinco minutos e os dados terão sigilo, apenas servirão ao Sindicato para dar embasamento em ações sindicais que possam garantir o trabalho seguro e frear mais ataques que tentam enfraquecer a categoria.

Sabemos que quando a ignorância e a mesquinharia se juntam causam destruição por onde passam. Mas quando a experiência e a vontade de transformação se unem formam os elementos para uma história de protagonismo.

Você faz parte dessa história e contamos com sua ajuda para que ela seja próspera!

Deixe seu Recado