SMetal

Imprensa

OPINIÃO

EDITORIAL: O país está em chamas

Quinta-feira, 06 de Setembro de 2018 - 12:01 - Atualizado em 06/09/2018 12:13
Imprensa SMetal

temer, pec, museu, Arte: Ribs
Arte: RibsArte: Ribs
O país foi incendiado por um golpe avassalador, que contou com a ajuda de parte do judiciário. Uma das provas é a aprovação da terceirização de atividade-fim pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na quinta-feira, dia 30 de agosto.

A imagem do país em chamas é mais do que atual, tendo em vista que a falta de manutenção e de investimento em pesquisas fez desabar o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, com mais de 11 mil anos de história e mais de 20 milhões de objetos de pesquisa.

História, culturas, pesquisas importantes da ciência, tudo queimado. Assim como estão queimando, de 2016 para cá, os direitos do povo.

Antes de 2015, não acreditávamos que existiria a possibilidade de um novo golpe no Brasil, que já passou por uma repressão, censuras, torturas e outros retrocessos da ditadura militar.

Na ditadura, tiraram disciplinas fundamentais para a reflexão e para atitudes críticas, como filosofia e sociologia. Mesma história com Temer (MDB), que quer a todo custo instituir a Reforma do Ensino Médio.

Assim como impuseram a Reforma Trabalhista, querem sucatear também a educação e estão ameaçando também o sistema público de saúde, que é referência para o país, para que o capital financeiro possa privatizar e tirar ótimos lucros com a saúde da população.

Nós somos os queimados dessa história governada pela elite, o Brasil está sendo comido pelos cantos, querem nos transformar em escravos e não é nenhum absurdo dizer isso quando vemos os índices do país.

Um pai de família desesperado para sustentar seus filhos acaba aceitando emprego em fábricas chamadas de “boca de porco”, sem registro ou com registro, mas com piso muito abaixo do da categoria. Fora o risco de acidente que pode sofrer por falta de manutenção ou outros investimentos.

Então, a quem atende o Supremo Tribunal Federal quando libera a terceirização, independente de setor ou atividade? Atende ao setor patronal. Até agora, de cabo a rabo, os juízes estão atendendo e cumprindo o plano golpista, de favorecer aqueles que comandam o golpe no país.

Quem está do lado da classe trabalhadora vem sofrendo ataques constantes, como os movimentos sociais, os sindicatos e até entidades beneficentes, que auxiliam o trabalhador a sustentar, minimamente, a família.

O maior líder político da classe trabalhadora é mantido preso sem provas, e tentam o impedir, a todo custo, de ser candidato e disputar democraticamente as eleições, contrariando até decisão da Organização das Nações Unidas (ONU).

Por isso, é tarefa de cada um de nós, fortalecer os coletivos. Se você ainda não conhece, passe a conhecer as lutas do seu sindicato contra todo esse pacote de maldade. E caminhemos juntos para banir, neste ano, toda essa corja de marionetes da especulação financeira. Somos a força motriz deste país e temos que ir para o enfrentamento!

Deixe seu Recado