SMetal

Imprensa

Saiba como ser um doador

Doação de sangue pode ser reduzida em até 30% durante o período de frio

Hemonúcleo de Sorocaba alerta para os estoques baixos e convoca a população para contribuir com a doação de sangue; unidade tem capacidade para coletar uma média diária de 130 doações por dia

Terça-feira, 14 de Junho de 2022 - 12:22
Imprensa SMetal

, Banco de Imagens
O “Dia Mundial do Doador de Sangue” é celebrado nesta terça-feira, 14, e alerta sobre a importância desta práticaBanco de Imagens
Nesta terça-feira, 14, celebra-se o “Dia Mundial do Doador de Sangue”. Esta é uma data que foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para agradecer às pessoas que doam sangue e alertar a população, que ainda não é doadora, sobre o quão importante essa ação pode ser.

De acordo com a Secretária de Estado da Saúde, durante as temperaturas frias (meses de junho, julho e agosto) ocorre uma redução de cerca de 30% das doações. Sorocaba conta com o Hemonúcleo localizado no Conjunto Hospitalar da cidade que, hoje, opera com déficit no banco de sangue.

Atualmente, há demanda por todos os tipos sanguíneos e toda as doações são bem-vindas. No entanto, o espaço opera com 25% a menos em relação aos doadores universais: O+ que doa para O+, A+, B+, AB+ e, também, o tipo O- que pode doar para O+, A+, B+, AB+, A-, B-, AB- e O-.

,
Hemonúcleo de Sorocaba opera com 25% a menos em relação aos doadores universais; saiba quem doa e recebe de qual tipo sanguíneo

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) reforça que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. “Neste momento de outono e inverno, mais do que nunca é tempo de se mobilizar para que os estoques não sofram a baixa esperada pelo governo estadual”, comenta o presidente interino da entidade, Silvio Ferreira.

Como doar?

Os interessados em reforçar os estoques de sangue e garantir o abastecimento dos serviços de saúde podem comparecer ao Hemonúcleo de Sorocaba, das 07h às 12h30. O espaço fica localizado na avenida Comendador Pereira Inácio, 564, no Jardim Vergueiro.

Existem, no entanto, alguns critérios para prestar atenção na hora de se tornar um doador. É necessário ter entre 16 e 70 anos de idade. No caso da pessoa ser menor de idade, o atendente irá solicitar a autorização dos pais e/ou responsáveis.

Além disso, o interessado deve pesar, no mínimo, 50kg e estar com a saúde em dia. Na véspera, é importante priorizar ter uma boa noite de sono e não ingerir bebida alcoólica com, pelo menos, 12h de antecedência à data de doação. No local, é mandatório apresentar um documento com foto.

Deixe seu Recado