SMetal

Imprensa

Dia Nacional da Coleta

Dia Nacional da Coleta de Alimentos continua recebendo doações

A 15ª Campanha do Dia Nacional da Coleta de Alimentos chega ao fim neste sábado, 7, com uma live no YouTube; recursos serão revertidos em alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social

Sexta-feira, 06 de Novembro de 2020 - 10:25 - Atualizado em 09/11/2020 08:49
Imprensa SMetal

carol, outubro, 2020, imprensa, Divulgação
Os recursos arrecadados serão revertidos em alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade socialDivulgação
Ainda dá tempo de doar para a 15ª Campanha do Dia Nacional da Coleta de Alimentos, que termina neste sábado, 7 de novembro. Os interessados podem contribuir por meio da plataforma Sympla, clicando aqui.

Diferentemente das outras edições, em que as doações eram recebidas por voluntários no hall dos supermercados de todo o Brasil, este ano foi marcado por readaptações no modo de arrecadar. Em virtude da pandemia de Covid-19, as doações são feitas por dinheiro e os recursos revertidos em alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social em todo o país; em Sorocaba, os mantimentos serão repassados pelo Banco de Alimentos (BAS). 

Atuando desde 2005 na cidade e na região, o BAS é uma organização não governamental criada com a finalidade de combater a fome e diminuir o desperdício de alimentos.

Em 2019, a ação recebeu mais de 184 toneladas de doações em 55 cidades e contou com cerca de 6.700 voluntários. No caso de Sorocaba, a arrecadação teve a participação de 425 voluntários e beneficiou mais de nove mil pessoas. Neste ano, a expectativa é de que ainda mais famílias possam ser beneficiadas na cidade pela 15ª edição do Dia Nacional da Coleta.

Em 14 anos, a Coleta, promovida pela Companhia das Obras (CdO), já arrecadou cerca de 1.700 toneladas de alimentos, tendo a participação de mais de 71 mil voluntários, beneficiando centenas de milhares de pessoas; contando com diversas entidades parceiras para distribuir as doações.

Atuação do Banco de Alimentos

Durante a pandemia da Covid-19, o Banco de Alimentos de Sorocaba intensificou a sua atuação. Só entre março e junho, mais de 10 mil pessoas foram assistidas pelas doações da entidade. No acumulado de janeiro a junho, já são 77 entidades ajudadas e 25 mil pessoas que puderam contar com os repasses do BAS.

Financiamento coletivo

Para continuar atuando no combate à fome, o Banco de Alimentos de Sorocaba lançou uma campanha de financiamento coletivo pela plataforma Catarse. Diante do aumento de famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade, o BAS compreende a importância de se manter ativo e auxiliando as mais de 60 entidades e famílias que, muitas vezes, dependem de uma cesta básica para sobreviver.

As doações começam em R$30,00 e podem ser feitas por aqui. A ação pretende atender mais de 500 famílias por mês, além das mais de 60 instituições já atendidas pelo Banco.

Para o presidente do Banco de Alimentos, Tiago Almeida do Nascimento, este é o momento de exercer a solidariedade. “A arrecadação de recursos por meio do Catarse é uma forma da gente colocar em prática a empatia. Somos privilegiados por termos um teto e comida para os nossos; que possamos colaborar para aqueles que mais precisam”, completa Tiago. 

 

Deixe seu Recado