SMetal

Imprensa

Parque dos Espanhóis

Dia do Trabalhador teve público de 9 mil pessoas

Quinta-feira, 04 de Maio de 2017 - 14:49 - Atualizado em 04/05/2017 17:13
Imprensa SMetal

, Foguinho/Imprensa SMetal
No total, mais de 9 mil pessoas prestigiaram e curtiram o 1º de maio do SMetal no Parque dos Espanhóis.Foguinho/Imprensa SMetal
Mais de 9 mil pessoas prestigiaram o ato político-cultural promovido pelo Sindicato dos Metalúrgicos (SMetal) no dia 1º de Maio, Dia do Trabalhador, no Parque dos Espanhóis, em Sorocaba. Desde a divulgação, o tema do evento foi claro: Nenhum Direto a Menos, em protesto contra os ataques aos direitos sociais e trabalhistas promovidos pelo governo ilegítimo de Temer.

O público começou a se concentrar no parque nas primeiras horas da tarde. À espera das atrações, famílias e grupos de amigos se acomodaram nas sombras das árvores, visitavam as tendas de alimentos e serviços montadas no local e crianças se divertiam nos brinquedos instalados pela organização do evento. 

Quando a primeira atração subiu ao palco, o grupo de percussão Krucatá, por volta das 15h, centenas de pessoas já estavam no parque. Seguiram-se apresentações teatrais, circenses e muita música, para todos os gostos, de rock e blues a MPB e samba; e também rap a reggae, além de viola e paródias.

No final da tarde o público já se contava aos milhares. Com frequência, durante ou nos intervalos das apresentações, o parque era tomado por palavras de ordem do público, como “Fora Temer” e “Nenhum Direito a Menos”. 

 

Atrações locais

Exceto o grupo Detonautas, que encerrou o evento à noite, todas as outras atrações foram de Sorocaba e região. Os artistas locais participaram do 1º de Maio por engajamento na causa da democracia e dos direitos sociais, e não por cachê. Confira a relação de atrações abaixo.

As expressões nos rostos e o gestual do público, retratados aqui, mostravam nitidamente a satisfação por participarem do evento, considerado histórico pela organização e nas declarações de diversos participantes.

Pouco antes das 21h, Leandro Soares foi juntamente com Izídio de Brito, também dirigente sindical metalúrgico e ex-vereador. Após reafirmarem os temas e objetivos do 1º de Maio de 2017 do SMetal, chamaram ao palco a banda Detonautas, que fez o público cantar, pular e refletir sobre a realidade brasileira durante quase duas horas.

 

Confira o vídeo do evento 

 

Agradecimentos

A direção do SMetal agradece ao público e a todos os que se dedicaram para que o 1º de Maio de 2017, no Parque dos Espanhóis, se transformasse no evento memorável, acima das expectativas, que se tornou.

O agradecimento é dedicado a cada pessoa do público, às famílias e indivíduos que entenderam o sentido da data e foram ao parque na segunda-feira, dia 1º, curtir as atrações.

A direção agradece também aos artistas da região, que fizeram apresentações belíssimas; aos funcionários do SMetal que se empenharam pelo sucesso do evento; aos parceiros e entidades assistenciais que atenderam nas tendas de alimentação e serviços; as prestadoras de serviços que atuaram no local (como locação de som, segurança, etc).

O SMetal agradece também à secretaria municipal de cultural de Sorocaba, o corpo de bombeiros, a polícia militar e a Guarda Civil Municipal.

 

Atrações do 1º de Maio

Artistas que se engajaram na proposta de ato político-cultural do SMetal e se apresentaram no 1º de Maio 2017 no Parque dos Espanhóis, em Sorocaba.

• Apresentador: Benão de Oliveira

• Grupo Krucatá - percussão

• Grupo teatral Nativos Terra Rasgada.

• Márcio Brown e Nossa Cara Preta (Rap/hip-hop)

• Quarteto Rolando Beltran, Lucas Pereira, Mari  
   Marcato e Simone Sil (MPB e música latina)

• Márcia Mah e banda (MPB e samba)

• Grupo Koskowisck (apresentações circenses)

• Banda Desgarrados (rock nacional,
   MPB e paródia)

• Marcos Boi e Mad Dog Blues
   (blues e rock’n’roll)

• Levante Popular da Juventude
   (batucada e teatro)

• Hominídeos (reggae)

• Manduca e Fiúza (viola e contação de histórias)

• Quartetotal (canções consagradas da MPB com
   arranjos musicais da banda sorocabana)

• Rádio Comida (paródias)

• Encerramento: Detonautas Roque Clube (rock nacional)

Deixe seu Recado