SMetal

Imprensa

Segurança Alimentar

Deputado Alexandre Padilha visita Banco de Alimentos de Sorocaba

Ex-ministro tenta a autorização de uma emenda parlamentar para a compra de um veículo com refrigeração que será usado como reforço na logística para a captação de alimentos doados ao BAS

Quinta-feira, 22 de Julho de 2021 - 13:06 - Atualizado em 22/07/2021 16:57
Imprensa SMetal

alexandre padilha, bancodealimentos, Foguinho/Imprensa SMetal
Deputado Alexandre Padilha é recebido por Leandro Soares e Tiago Almeida do NascimentoFoguinho/Imprensa SMetal
O deputado federal Alexandre Padilha, visitou na manhã desta quinta-feira (22), o Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS). A entidade, fundada e mantida pelo SMetal - Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, atua em Sorocaba e outras dez cidades da região há mais de 15 anos, com a parceria da CEAGESP e da ETEC “Rubens de Faria e Souza”. 

O objetivo da visita do ex-ministro é a possibilidade da autorização de uma emenda parlamentar para a compra de um veículo com refrigeração. O veículo será usado como reforço na logística para a captação de alimentos doados ao BAS e foi solicitado por meio de um ofício.

“O Banco de Alimentos precisa de ampliação, precisa de políticas públicas e já que nós trabalhamos no combate à fome, ter alguém que trabalha por isso no Congresso também é essencial. Agradecemos a presença do nosso amigo, o deputado Alexandre Padilha. Tê-lo em Brasília representando e lutando pelos direitos sociais da população é muito importante”, afirma o presidente do Banco de Alimentos, Tiago Almeida do Nascimento

No primeiro semestre de 2021, o BAS atendeu 73 entidades assistenciais cadastradas e arrecadou uma média mensal de mais de 20 toneladas de alimentos. Mas a presidência da entidade ressalta que esse número já chegou a 120 toneladas por mês, quando o Banco de Alimentos fazia parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). 

O PAA permitia a compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, para destiná-los às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pelas por entidades, como o BAS, equipamentos públicos de segurança alimentar e pela rede pública e filantrópica de ensino.

De acordo com o deputado Alexandre Padilha, membro da Comissão de Seguridade Social e Família no Congresso, a luta para manter esse tipo de projeto é constante.

“Estou muito honrado e animado com  a visita aqui ao Banco de Alimentos. Eu tenho uma preocupação nesse momento em que o Brasil voltou para o Mapa da Fome, já ali no governo Temer e isso se aprofundou no governo Bolsonaro, e acabaram com todas as políticas. Estamos cobrando os ministérios, o desmonte do PAA, redução dos recursos da alimentação escolar, dos recursos do SUS. Esse desmonte que está acontecendo piorou durante a pandemia, o governo não construiu nenhuma política articulada para manutenção dessas atividades. O que teve de mais recursos, fomos nós no Congresso que votamos”, explica.

alexandre padilha, bancodealimentos, emenda, ofício, Leandro Soares, Tiago Almeida, Foguinho/Imprensa SMetal
Deputado Federal Alexandre Padilha faz visita ao Banco de Alimentos de SorocabaFoguinho/Imprensa SMetal

Para o presidente do SMetal, Leandro Soares, a visita traz esperança. “Agradeço a presença do nosso ilustre deputado federal que sempre esteve conosco nos últimos anos. É importante falar sobre e mostrar esse projeto tão bonito fundado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região. Que o deputado possa nos trazer boas notícias e fortalecer cada vez mais as ações do Banco de Alimentos de Sorocaba”, afirma. 

O deputado conheceu as dependências do Banco de Alimentos e assumiu o compromisso de contribuir com a entidade através de emenda parlamentar. 

“Saio daqui animado, esse trabalho envolve dez municípios, milhares de pessoas. Saio daqui com o compromisso de ajudar, tanto na luta que a gente faz lá, mas também separar emenda individual para ajudar a equipar o Banco de Alimentos, ao mesmo tempo mostrando a importância disso para o Brasil inteiro. Como é importante uma política como essa. Um projeto como esse que garante comida com qualidade, pela garantia, segurança alimentar e ainda garantir que estes alimentos cheguem às pessoas que mais precisam”, conclui. 

Conheça o Banco de Alimentos

O Banco de Alimentos de Sorocaba é uma Organização Não Governamental (ONG) criada em dezembro de 2005 numa iniciativa do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), em parceria com a CEAGESP e a ETEC Rubens de Faria e Souza, com a finalidade diminuir o desperdício de alimentos e, ao mesmo tempo, ajudar no combate à fome em Sorocaba e região.

Desde o início de sua existência, o Banco de Alimentos doou mais de 6.500 toneladas de alimentos. Por meio de parcerias e campanhas com outras organizações, empresas privadas e entidades, o BAS arrecadou, em 2020, mais de 57 toneladas de alimentos não perecíveis e mais de 174 toneladas de produtos de hortifruti que foram destinados a 118 instituições, bairros e associações, atingindo mais de 25.700 pessoas.

Para que isso aconteça, o BAS faz a ponte entre doadores e entidades, além de promover e apoiar projetos pautados no desenvolvimento da economia local e na promoção da dignidade dos atendidos. Os projetos são o Cesta Verde, Nossa Feira é Livre, Semear Agrofloresta e o Armazém Sementeia. 

Para doar
Ajude o Banco de Alimentos! Doe via PIX 08741511000176. 

Para doar alimentos, entre em contato pelo telefone (15) 97400-0206. O BAS fica na CEAGESP Sorocaba, na Rua Terêncio Costa Dias, 300 - Jardim Capitão. 

Deixe seu Recado