SMetal

Imprensa

Consciência Negra

CUT e movimentos sociais promovem ações contra o racismo

Terça-feira, 07 de Novembro de 2017 - 12:06 - Atualizado em 07/11/2017 13:57
Imprensa SMetal

consciência, negra, zumbi, dandara, everton, Divulgação
Diversas atividades estão sendo realizadas durante este mês. A Marcha ocorre no feriado, Dia da Consciência NegraDivulgação
A CUT-SP lança a Campanha Basta de Racismo – no Trabalho e na Vida, nesta quarta-feira, dia 8, em São Paulo. A intenção é sensibilizar a sociedade sobre o tema e entregar uma carta-compromisso a entidades patronais e empresas, dos setores público e privado, para que estas assumam o compromisso da promoção da igualdade e da equidade racial no mundo do trabalho.

Além desta campanha e para ampliar o debate sobre o direito trabalhista, com recorte racial, o genocídio do povo negro e tantas outras pautas que envolvem toda uma história de resistência, a CUT São Paulo e seus sindicatos prepararam uma programação especial que ocorrerá durante todo mês de novembro.

O lançamento ocorrerá nesta quarta-feira, 8, no auditório da CUT, que fica na rua Caetano Pinto, 575, Brás, São Paulo.

Em Sorocaba

Os movimentos negros promovem diversas atividades para buscar unidade dos movimentos, visibilidade dos temas como o combate ao racismo, o genocídio da juventude negra, o direito ao trabalho, acesso à moradia e outras lutas.

Uma das atividades é a Marcha Zumbi&Dandara, que acontece no dia da Consciência Negra, 20. A concentração será a partir das 10h, na rua Barão de Tatuí, em frente à Capela João de Camargo, onde terá um ato ecumênico. A Marcha caminhará até a praça Coronel Fernando Prestes, onde ocorrerá a Feira Crespa.

O diretor do SMetal Everton da Silva Souza, que preside o Coletivo de Igualdade Racial e Combate ao Racismo da entidade, lembra que a luta contra o racismo não se resume ao mês de novembro. “Nosso ato é político para conscientização mesmo porque é preciso discutir o ano todo políticas públicas para o negro e combater a discriminação em qualquer instância”.

Relações Étnicas Raciais

De 9 a 11 o campus da UFSCar promove o III Seminário de Educação em Relações EtnicasRaciais.

No dia 9, a programação começará às 17h30, com roda de conversa sobre os 10 anos do Programa de Ações Afirmativas (PAA) da UFSCar. Em seguida, às 19h30, terá conferência de abertura com Eugênia Portela de Siqueira Marques, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), ambas no Auditório do ATLab, no Campus Sorocaba.

Nos dias 10 e 11, a programação continua com palestras, minicursos, oficina e uma segunda roda de conversa. Um destaque é a participação de Stela Caputo, docente da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e líder do grupo de pesquisa Kekéré (pequeno, em Yorubá), cuja ênfase está em pesquisas com crianças e jovens de terreiros de candomblés brasileiros. A pesquisadora desenvolveu importante trabalho sobre a discriminação racial e religiosa dessas crianças, sobre o qual falará em palestra no dia 10, às 20h30, e em roda de conversa no dia 11, das 9h às 13h horas.
A programação completa está no site do evento, em https://etnsufscar.blogspot. com.br, onde também é possível realizar inscrição.

Deixe seu Recado