SMetal

Imprensa

Ação Sindical

Covid-19: empresas conhecem protocolos de segurança da Toyota

Visita foi proposta pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região e teve o objetivo de aprofundar o diálogo entre as empresas para adoção de um ambiente de trabalho seguro para os metalúrgicos

Quinta-feira, 23 de Julho de 2020 - 18:40 - Atualizado em 24/07/2020 08:37
Imprensa SMetal

visita toyota, junho, 2020, imprensa, Divulgação
Encontro partiu do constante diálogo entre o SMetal e a montadora japonesaDivulgação
Representantes das empresas Apex Tools e CNH Case visitaram a Toyota, em Sorocaba, nesta quinta-feira, 23, para conhecer as medidas de proteção ao trabalhador frente à pandemia da Covid-19. O encontro partiu do constante diálogo entre o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região e a montadora japonesa.

De acordo com o presidente do SMetal, Leandro Soares, que participou da visita, o objetivo foi trocar experiências. “O primeiro compromisso do Sindicato é com a saúde e a vida dos trabalhadores. Por isso, é fundamental conhecermos o que as empresas estão fazendo, quais protocolos de segurança estão sendo aplicados. Com a visita, as empresas podem dialogar, contribuir entre si e minimizar os impactos da Covid para a categoria”.

A planta de Sorocaba da Toyota adotou diversas medidas para o retorno dos trabalhadores. A empresa intensificou o sistema de limpeza do local de trabalho e ampliou o número dos ônibus fretados, que levam os funcionários para o serviço.

visita toyota, junho, 2020, imprensa, Divulgação
Divulgação

Além disso, a montadora também modificou a organização dos trabalhadores para garantir o distanciamento mínimo indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Outras inciativas adotadas pela empresa foram a instalação de câmeras térmicas para acompanhar a temperatura dos trabalhadores e a ampliação do refeitório.

Para Leandro, adequações são fundamentais para que os trabalhadores retornem ao trabalho. “Nós usamos diversas medidas para manter os trabalhadores seguros em casa, mas sabemos que o retorno à fábrica é inevitável. E isso precisa ser feito com todo o cuidado, seguindo todos os protocolos de segurança para que o coronavírus não avance ainda mais. Estamos acompanhando essa volta ao trabalho de perto e buscando todas as garantias de que haja um local seguro para os metalúrgicos”.

visita toyota, junho, 2020, imprensa, Divulgação
Silvio Ferreira, secretário geral do SMetal, aponta ainda que novas visitas com outras empresas estão sendo planejadasDivulgação
Silvio Ferreira, secretário geral do SMetal, que também esteve na visita à Toyota, lembra que o Sindicato tem trabalhado pela segurança dos trabalhadores desde o início da pandemia. “Primeiro conquistamos férias coletivas, férias normais e bancos de horas para milhares de metalúrgicos. Depois, buscamos acordos de redução de jornada e suspensão de contrato com melhores condições do que as previstas na medida provisória do governo federal. Dessa maneira, mantivemos os trabalhadores e seus familiares seguros em casa com emprego e renda garantidos”.

Silvio aponta ainda que novas visitas estão sendo planejadas. “Queremos levar mais empresas para conhecer o que está sendo feito na Toyota e buscar sempre que todas as medidas sejam adotadas para segurança e saúde da categoria”.

Atuação ampla

Com o objetivo de contribuir para busca de soluções diante da crise causada pela Covid-19, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região tem buscado ampliar a atuação. Um exemplo disso foi o pedido da entidade para apresentação de uma emenda no projeto de lei que cria o Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (Comter) para incluir um representante dos trabalhadores da indústria.

O projeto, apresentado pelo poder executivo, foi aprovado pelos vereadores em primeira discussão nesta terça-feira, 21, junto com emenda, que foi incluída pelo vereador Francisco França. “A atuação do Sindicato não se limita somente a negociar com as empresas as reivindicações dos metalúrgicos no ambiente de trabalho. Buscamos sempre um diálogo maior, nas mais diversas instâncias, para chegarmos a soluções que garantam o emprego e a renda das pessoas”, explica Leandro Soares.

Além da participação no Conselho do Trabalho, o SMetal vai entregar um documento para prefeita Jaqueline Coutinho, no qual se coloca à disposição para debater saídas para indústria local.

Deixe seu Recado