SMetal

Imprensa

Pelo direito à vida

Conselho da Mulher tem eleição nesta segunda, 15

Direito à vida e rede de proteção às vítimas e aos familiares estão entre os assuntos que são trabalhados no CMDC

Quinta-feira, 11 de Janeiro de 2018 - 10:56 - Atualizado em 11/01/2018 14:38
Mulheres em Movimento

feminicidio, foguinho, ato, conselho, da mulher, Foguinho/ Imprensa SMetal
O Conselho da Mulher promove conscientização sobre a violência doméstica e reivindica ações públicas. Na foto, ato contra o feminicídio em Sorocaba, no dia 6 Foguinho/ Imprensa SMetal
Na segunda-feira, dia 15, a partir das 17h, haverá a eleição do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), no prédio da Secretaria de Igualdade Social, que fica na rua Santa Cruz, 116, no Centro.

As inscrições das mulheres interessadas em compor o Conselho serão feitas na hora, das 17h às 19h. A eleição ocorrerá na sequência, com voto aberto. Cada mulher inscrita terá direito a dois votos.

Para a inscrição é obrigatório que a candidata à vaga do Conselho seja atuante na defesa pelos direitos das mulheres.

O Conselho Municipal da Mulher tem o grande desafio de promover discussões sobre os direitos das mulheres e de defender e também reivindicar políticas públicas para acabar com a violência doméstica, que deem garantias e proteção às vítimas e familiares.

Somente nos últimos dois meses, em Sorocaba, seis mulheres foram assassinadas. Esses casos demonstram o quanto é urgente conscientizar toda a sociedade sobre a violência psicológica e física sofrida por mulheres de todos os níveis sociais.

A presidente, vice-presidente e a secretária geral do CDMC serão escolhidas em plenária, dentre as conselheiras do poder público e da sociedade civil, que integram o Conselho. O mandato das conselheiras será por dois anos.

No total, são 10 titulares e 10 suplentes. Serão consideradas eleitas as 10 mais votadas dentro de cada segmento. As vagas serão distribuídas da seguinte forma:

a)           Mulheres – 2

b)           Entidades civis não governamentais que desenvolvam trabalhos com o segmento Mulheres – 2

c)            Movimento de Mulheres – 2

d)           Entidades sindicais – 1

e)           Comunidade negra – 1

f)            Movimento de Diversidade Sexual – 1

g)           Mulheres ou movimentos de terceira idade - 1

Deixe seu Recado