SMetal

Imprensa

Engajamento

Conheça os benefícios de se associar ao SMetal

Associados e dependentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) têm diversos benefícios e serviços que podem usufruir da entidade, assim como seus dependentes.

Segunda-feira, 18 de Setembro de 2017 - 11:09 - Atualizado em 18/09/2017 12:21
Imprensa SMetal

Ilha Comprida, colônia, férias, associado, benefícios, smetal, Foguinho/Imprensa SMetal
A Colônia de Férias dos Metalúrgicos, em Ilha Comprida, é um espaço rodeado por belezas naturaisFoguinho/Imprensa SMetal
Associados e dependentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) têm diversos benefícios e serviços que podem usufruir da entidade, assim como seus dependentes.

A organização sindical é fundamental para assegurar os direitos dos trabalhadores visto que sem a entidade representativa as relações de trabalho se degradam. Com 63 anos de história, o SMetal já se tornou referência como instrumento de luta.

Além da valorização salarial, da fiscalização no local de trabalho, onde tem Comitê Sindical de Empresa (CSE), apuração de denúncias, em fábricas que não tem CSE, combate a assédios, negociação de Participação nos Resultados (PPR) fortes, luta por melhorias nas condições de trabalho, participação em atividades contra a retirada de direito trabalhistas e previdenciários, o SMetal preza pelo conceito de Sindicato Cidadão, que atua na sociedade para a melhoria da vida do trabalhador.

 

DESCONTOS, CLUBE E COLÔNIA

Associados e dependentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) têm direito a descontos em mais de 50 empresas parceiras, além de contar com cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos nas sedes da entidade.

Além disso, o Clube de Campo dos Metalúrgicos oferece opção de lazer para o associado e família com uma estrutura que conta com quiosques para churrasco, parque com balanças, escorregador e gira gira, piscinas adulto e infantil (com salva-vidas), quadra de futebol e lanchonete.

Os trabalhadores associados do SMetal contam também com a Colônia de Férias, que fica na Ilha Comprida, litoral sul de São Paulo. Há apartamentos para 4 e 6 pessoas, equipados com fogão, armários e geladeira. Há também piscina na colônia.

Além de aproveitar a praia, o associado e sua família e/ou amigos, podem aproveitar diversas trilhas em meio à natureza da estância balneária da cidade. Durante o ano a cidade litorânea promove diversos eventos. Entre eles, Carnaval, em fevereiro; Abril Cultural; Shows e danças típicas em julho e Circuito Ilha Comprida, com corrida e caminhada nos meses de novembro e dezembro.

 

REINTEGRAÇÕES E ESTABILIDADE

O Sindicato dos Metalúrgicos tem uma das melhores equipes de advogados do Brasil para atuar em defesa dos direitos do trabalhador. São realizados mais de 800 atendimentos jurídicos por mês, desde dúvidas básicas sobre o Direito do Trabalho até aberturas de processos por doença ocupacional.

Há uma cláusula na Convenção Coletiva de Trabalho dos Metalúrgicos que prevê estabilidade para trabalhador acidentado ou com doença ocupacional. Mesmo com a cláusula muitas empresas acabam desrespeitando a lei e demitindo o trabalhador acidentado/lesionado. Nesses casos, o departamento jurídico entra com processo e garante a reintegração ao trabalho para assegurar a estabilidade.

Entre dezembro de 2015 e dezembro de 2016, foram feitas 14 reintegrações ao trabalho por diversos motivos, como doenças profissionais, acidentes de trabalho ou membro de CIPA. As de doença e acidente sempre embasadas na cláusula da Convenção Coletiva de Trabalho. Você pode acompanhar as notícias pelo portal www.smetal.org.br

 

HOMOLOGAÇÕES

Diante a crise econômica em que o Brasil atravessa empresas estão reduzindo o número de trabalhadores, optando por sobrecarregar o trabalhador que continua na fábrica. Com isso, aumentam-se as homologações no Sindicato.

De acordo com os funcionários que trabalham no setor do Sindicato, são feitas aproximadamente de 100 a 150 homologações por mês.

Nas homologações são identificadas diferenças devidas de FGTS e multa de 40% e verificação de possíveis estabilidades, conforme cláusulas da Convenção Coletiva e também conforme a legislação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Se a Reforma Trabalhista entrar em vigor a partir de 11 de novembro, não será mais necessário o trabalhador fazer a homologação no Ministério do Trabalho ou no Sindicato. Mas se quiser saber se a empresa pagou corretamente todos os encargos devidos, precisará contratar um advogado, arcando com as despesas processuais.

Já os associados do SMetal poderão continuar a contar com esse serviço gratuito do Sindicato.

 

ATENDIMENTO JURÍDICO

Fora o atendimento jurídico da área trabalhista, que é totalmente gratuito, para associados, há também atendimento com advogados das áreas previdenciária, cível e de família, com valores exclusivos para os associados.

 

EVENTOS SMETAL

. Já é tradição em Sorocaba o evento de 1º de Maio, no qual se comemora o Dia do Trabalhador. Em 2017, músicos com outros artistas locais e intervenções dos dirigentes fizeram o ato-político cultural no Parque dos Espanhóis, com aproximadamente nove mil pessoas. O encerramento ficou por conta do Detonautas;

. Na agenda anual do SMetal está também a Taça de Papagaio, torneio de Futsal, que ocorre no Clube de Campo, no segundo semestre do ano;

. Assim como o Sindicato também conseguiu colocar na agenda do município o Rock dos Metalúrgicos, que já trouxe diversas bandas como Detonautas e também valorizou os artistas locais.

. Desenvolvido pela Juventude do SMetal, outro evento que é sempre um sucesso de realização é o Torneio de Futgame.

. O Ciclo de Formação do SMetal traz palestras de pensadores e escritores renomados, como Frei Betto, Paulo Henrique Amorim, Márcio Pochmann, João Pedro Stedile, Gilmar Mauro e Guilherme Boulos. As palestras são abertas ao público em geral e gratuitas.

 

CURSOS GRATUITOS

. O SMetal oferece cursos gratuitos para associados e dependentes, como o Cursinho Popular para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), em parceria com o Levante Popular da Juventude de Sorocaba.

 

SEDES

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) tem 63 anos de existência e sua base é composta por 14 cidades, com 36 mil trabalhadores.

Além da sede em Sorocaba, que fica na rua Julio Hanser, 140, Lageado, próximo à rodoviária, há sede também em Piedade e em Araçariguama.

 

COMO SE ASSOCIAR

Para se associar o metalúrgico precisa ir até uma sede do Sindicato com os seguintes documentos:

- documento pessoal com foto

- comprovante de endereço

- Último holerit

- carteira de trabalho

- preencher uma ficha pessoalmente

A emissão da carteirinha para o trabalhador associado, assim como para seus depedentes é feita na hora e já imediatamente já poderá utilizar os benefícios do SMetal.

 

Para obter mais detalhes é só clicar

Clube de Campo

Colônia de Férias

Deixe seu Recado