SMetal

Imprensa

Parque dos Espanhóis

Conheça as nove atrações musicais que vão animar o 1º de Maio

Quarta-feira, 24 de Abril de 2019 - 17:23 - Atualizado em 02/05/2019 12:05
Imprensa SMetal

Para fortalecer a luta pelo direito ao emprego e à aposentadoria digna e animar o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, das 14h às 22h, o palco do 1º de Maio dos Metalúrgicos de Sorocaba, no Parque dos Espanhóis, receberá nove atrações musicais, de vários ritmos e estilos. Conheça abaixo um pouco o trabalho de cada uma delas:

Ana Cañas

Ananda Jacques

Baque Mulher Sorocaba

Detonautas Roque Clube

DJ Aramar

Flor Märia

francisco, el hombre

Grupos Pais & Filhos

Krucatá

 

 

 

 

 

 

Ana Cañas

Ana, Cañas, trabalhador, musica, show, smetal, Divulgação
Ana CañasDivulgação
Ana Cañas: A cantora e compositora Ana Cañas começou a carreira musical em 2007, com o álbum “Amor em Caos”, que trazia influências de jazz e MPB. Ao longo de sua trajetória na música, já cantou com Gilberto Gil, Arnaldo Antunes, Dadi, entre outros.

Já em 2009, o dueto com Nando Reis na canção “Pra Você Guardei o Amor” foi tema de novela e tocou nas rádios de todo o país. E o show “Volta”, com direção e iluminação de Ney Matrogrosso, lançado em 2012, gerou o seu primeiro DVD, “Coração Inevitável”.

Ao longo de sua carreira, Ana Cañas foi se reinventado e, em seu quinto álbum, o “Todxs” (expressão utilizada para não especificar gênero), monstra todo seu ativismo político com músicas mais ousadas e que levantam bandeiras do feminismo e críticas à sociedade. É a primeira vez que ela se apresenta em Sorocaba.

Ananda Jacques

ananda, jacques, atração, show, smetal, trabalhador, Divulgação
Ananda JacquesDivulgação

Ananda Jacques: Cantora, compositora e produtora cultural sorocabana. Suas criações musicais transitam entre os ritmos tradicionais brasileiros, como o samba e o baião, com temas que refletem sobre a afroreligiosidade, a ancestralidade, os direitos das mulheres e o amor através da pele de uma mulher preta artista.

No Parque dos Espanhóis, Ananda apresenta seu show autoral intitulado "Macumba de Apartamento" com banda formada por Fábio Serra na percussão; Marina Dias na bateria; Menian Miranda no violão e Silvia Dias no baixo. Flávia de Oliveira, Jéssica Lusia e Ella Vieira assinam a produção geral e a direção de arte, respectivamente.

No show, a artista deseja propor uma celebração aos rituais que compõe as rotinas e relações, sob uma estética que compreende o tradicional e dialoga com o afrofuturismo.

 

Baque Mulher Sorocaba

Baque, Mulher, show, maio, trabalhador, smetal,, Divulgação
Baque Mulher SorocabaDivulgação

Baque Mulher: O grupo de maracatu de baque virado é formado apenas por mulheres que cantam, dançam e tocam loas – canções – próprias, compostas enquanto instrumento de expressão feminina, luta e resistência pelo direito da mulher.

Nasceu em Recife (PB), mas o movimento tomou o Brasil e conta hoje com mais de 200 batuqueiras pelos país. Em Sorocaba, a filial do Baque Mulher foi fundada em 2016 e, desde então, vem atuando como forma de expressão cultural, apartidária, politizada e com o objetivo de promover a livre discussão sobre os direitos da mulher na sociedade.

Hoje o Baque Mulher Sorocaba realiza ensaios semanais às quintas-feiras, das 19h às 22h, na sede do SMetal; e aos domingos, das 16h às 18h, em parques e praças da cidade, com ensaios e oficinas abertas às sorocabanas.

 

Detonautas Roque Clube

Detonautas, show, sorocaba, metalúrgico, smetal, trabalhador, Divulgação
Detonautas Roque ClubeDivulgação

Detonautas: Com mais de 20 anos de estrada, a banda de rock hoje é formada por Tico Santa Cruz (voz e violão), Renato Rocha (guitarra), Fábio Brasil (bateria), DJ Cleston (percussão), Phill (guitarra) e André Macca (baixo).

Para o show do Parque dos Espanhóis, o Detonautas trará sucessos do seu novo álbum “VI” e também músicas já conhecidas pelo público, como “Quando o sol se for”, “Outro Lugar” e “Olhos Certos”.

O álbum “VI” traz 10 faixas de um trabalho elaborado em que a banda se apresenta menos agitada e mais reflexiva. Não há qualquer canção com a veemência de um “Combate” ou de “Quem É Você”, do álbum anterior "A Saga Continua". Com ele, a banda segue em frente em uma nova etapa, rumo aos próximos 20 anos ou mais. Haverá abertura especial do show com o projeto 'Lyah & DJ Cleston'.

 

DJ Aramar

DJ, Aramar, maio, metalúrgico, smetal, trabalhador,, Divulgação
DJ AramarDivulgação

DJ Aramar: Entre os intervalos das bandas, a animação do 1º de Maio no Parque dos Espanhóis - Pelo direito ao Emprego e à Aposentadoria Digna – vai ficar por conta do DJ Aramar

Com mais de 15 anos de bagagem, ele vem se destacando com um setlist bem amplo, com várias essências e origens; do Nacional ao Pop, passando pela E-music, Rock e Underground. Por ter uma experiência musical ampla e sofisticada, em seus sets ele viaja da psicodélica a boas pitadas do Groove.

Recentemente, em dezembro de 2018, foi eleito o Dj Favoritx da 2ª edição do Caneca Awards, a premiação mais esperada do cenário alternativo de Sorocaba/SP.

 

Flor Märia

flor, show, metalúrgico, smetal, trabalhador, maio, Divulgação
Flor MäriaDivulgação

Flor Märia: Nascida em Piedade, interior de São Paulo, a cantora, compositora e atriz Flor Märia é vocalista nas bandas 'Flor Märia e o Jardim Elétrico' e 'O Fantástico Conjunto dos Corações Desimpedidos do Baixo Centro',

Atriz e diretora na Cia. Gato Azul, ela apresentará um repertório autoral, com composição que falam sobre um corpo político; o corpo trans. "Um corpo excomungado pela sociedade patriarcal falocêntrica, mas que não se contenta e não se acomoda, devolve com amor e arte o ódio que é lançado feito lâmpadas".

“É pra bordar o AMOR; resistência não é violência, re-existir é ser estado de amor, é não calar, não receber golpes e ficar imóvel, mas em estado de ação não permitir-se adoecer pelo ódio”, afirma a artista.

 

francisco, el hombre

francisco, smetal, trabalhador, maio,, Divulgação
francisco, el hombreDivulgação

francisco, el hombre: Formada por Sebastián Piracés-Ugarte, Mateo Piracés-Ugarte, Rafael Gomes e os sorocabanos Juliana Strassacapa e Andrei Kozyreff, a banda tem entre os seus sucessos as músicas “Calor da Rua”, “Bolso Nada” e “Triste, Louca ou Má”, que chegou a ser trilha de novela.

No palco do Parque dos Espanhóis, a banda vai apresentar o seu novo álbum RASGACABEZA, pela primeira vez em Sorocaba.

No disco, o quinteto tira a leveza já conhecida pelo seu público, adiciona tons mais agressivos e promete incendiar o palco do evento com as músicas “ENCALDEIRANDO :: aqui dentro tá quente”, “CHAMA ADRENALINA :: gasolina” e “CHÃO TETO PAREDE :: pegando fogo”.

Grupo Pais & Filhos

pagode, pais, smetal, metalúrgico, trabalhador, Divulgação
Grupo Pais & FilhosDivulgação

Pais & Filhos: Com um repertório trazendo o melhor do samba e pagode raiz, o Grupo Pais & Filhos também se apresentará no 1º de Maio do SMetal - Pelo direito ao Emprego e à Aposentadoria Digna.

O grupo é formado por José Roberto (Soneira) no vocal; Dinho no cavaco; Orlando no rebolo; Felipe Safira na percussão; Zezinho do tantan; Reginaldo Koty no pandeiro e João Moshin no violão.

No palco do evento cultural dos trabalhadores, o grupo de samba e pagode vai apresentar o melhor de bandas como Fundo de Quintal, Raça Nega e Só Pra Contrariar.

 

Krucatá

Krucatá,  metalúrgico, smetal, trabalhador, maio, show, Divulgação
KrucatáDivulgação

Krucatá: Muito além de um bloco de percussão ou uma banda, o Krucatá é um negócio social que busca promover a integração das pessoas através da arte. 

No Parque dos Espanhóis, o Krucatá vai apresentar músicas brasileiras de diversos ritmos. Navegam pelo Baião, Samba, Funk, Afoxé e Samba-reggae, com canções de Tim Maia, Raul Seixas, Raça Negra, Natiruts, Jorge Ben, Flora Matos, entre tantos outros artistas brasileiros.

A proposta o Krucatá é unir as pessoas das mais diversas experiências e idades para tocar música brasileira de vários estilos, épocas e regiões.

Quem quiser participar ou conhecer, as aulas acontecem semanalmente, todas às quartas-feiras, às 19h, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos. Em breve, o Krucatá vai abrir também Oficinas de Percussão e aulas Hip Hop na Zona Norte, levando mais cultura para aquela região.

Deixe seu Recado