SMetal

Imprensa

Região Metropolitana

Com aprovação do projeto de lei, Itapetininga é inserida na RMS

Quinta-feira, 09 de Junho de 2016 - 10:54 - Atualizado em 27/12/2016 14:50
Jornal Cruzeiro do Sul/José Antonio Rosa

,
Itapetininga registra um dos maiores PIBs agrícolas do Estado
Agora é oficial: a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) passa a contar com 27 municípios. A Assembleia Legislativa aprovou, na terça-feira o Projeto de Lei Complementar (PLC), do governador Geraldo Alckmin (PSDB) a partir de iniciativa do deputado Edson Giriboni (PV), que inclui Itapetininga no adensamento urbano.

A matéria segue, agora, para sanção do próprio Alckmin, o que deve acontecer nos próximos dias. Ao comentar a aprovação da proposta, o prefeito da cidade, Hiram Junior (DEM), lembrou que entre os principais benefícios da inclusão de Itapetininga na RMS estão a atração de empresas e mão de obra e a descentralização de investimentos.

Hiram mencionou, também, o aumento do limite para financiamento do Programa Minha Casa Minha Vida, medida que deverá gerar mais empregos e desenvolvimento. Além disso, a tão esperada gratuidade na integração do transporte intermunicipal para estudantes, idosos e pessoas com deficiência foi citada.

O impacto econômico será observado no setor do agronegócio no qual Itapetininga tem posição destacada. O secretário do Agronegócio, Trabalho e Desenvolvimento, Renato Coelho, disse que "a entrada do município fortalece muito a RMS". "Nossa atuação dentro do segmento é imensa; temos um dos maiores PIBs agrícolas do Estado de São Paulo, e lideramos a geração de empregos no mês de abril em toda a região, ou seja, também estamos colaborando para o desenvolvimento."

A Região Metropolitana de Sorocaba concentra uma população aproximada de 1,7 milhão de habitantes e é integrada pelos municípios de Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim e, agora, Itapetininga.

O prefeito Hiram Júnior também reiterou o bom momento vivido pela cidade. "Tivemos melhora significativa e essa notícia da inclusão na RMS vem de encontro a essa retomada do crescimento que experimentamos. Apesar da crise no Brasil, estamos conseguindo contratar mais do que demitir, novos empreendimentos estão chegando e tenho certeza de que, a parir dessa notícia, vamos acelerar o desenvolvimento, com a atração de novas indústrias e novas oportunidades de negócios."

Deixe seu Recado