SMetal

Imprensa

Cultura

Coletivo e SMetal prestam homenagem a Eduardo Galeano

Os contos são da obra "As Palavras Andantes" (1994)

Quinta-feira, 27 de Agosto de 2015 - 13:32 - Atualizado em 27/12/2016 14:08
Imprensa SMetal

,
O contador de histórias Zé Bocca com o livro que deu origem ao espetáculo
Em homenagem ao aniversário de nascimento do escritor Eduardo Galeano, comemorado no dia 3 de setembro, o Coletivo X13 de Narradores apresenta o espetáculo lítero-musical "As Palavras Andantes", no próximo dia 2, às 20h, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos (SMetal) em Sorocaba.

O contador de histórias José Bocca, que integra o coletivo, explica que o espetáculo é baseado na obra homônima, de Galeano. "Na minha opinião é o livro de contos do Galeano que mais representa a relação dele com a oralidade do povo latino-americano".

Sentimentos de amor, relação de poder, a opressão sofrida pelos povos latinos e religiosidade embalam os contos de Galeano, selecionados para a apresentação que tem duração de uma hora.

Além das citações da obra a apresentação conta com música ao vivo. A trilha sonora inclui composições de Chico Buarque, Tom Zé, Milton Nascimento entre outros.

A entrada é gratuita. A sede do SMetal, em Sorocaba, fica na rua Julio Hanser, 140, Lajeado.


O coletivo


Criado em abril deste ano, durante o festival de contadores de história, em Ponta Grossa, o Coletivo X13 de Narradores, reúne artistas que acreditam na contação como ferramenta para mudar o mundo. "Os integrantes são de toda parte do Brasil e realizam trabalhos nesse sentido", afirma Bocca, que já apresentou espetáculos em presídios e acampamentos.

O coletivo nasce também com o objetivo de desmistificar que contação seja apenas para crianças. Eles querem ampliar os espaços e o público das apresentações. A primeira do coletivo aconteceu no teatro do Crato, em Cariri, no dia 23 de julho, com "Palavras de Eros", com contos eróticos.

Os espetáculos do coletivo sempre contam com convidados da região onde será apresentado.

Em Sorocaba, participam do "As Palavras Andantes", José Bocca e o ator e músico Cristiano Gouveia (do Quintal da Cultura). Os convidados são a cantora Giovana Mascarenhas e o músico Marcos Boi (violão e violino).

Incentivo
O SMetal sempre contribuiu com a cultura. Além de contar com a parceria de 20 anos com o Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo, a entidade manteve, na década de 90 o departamento cultural comandado pelo diretor teatral Carlos Roberto Mantovani e promove sempre ações na área artística, patrocinando CD´s e DV´s de música e documentários produzidos por artistas de Sorocaba e região.

Coletivo X13 e SMetal convidam para homenagem a Eduardo Galeano

Deixe seu Recado