SMetal

Imprensa

Finados

Cemitérios devem receber 100 mil visitantes no Finados

Quinta-feira, 30 de Outubro de 2014 - Atualizado em 27/12/2016 13:18
Jornal Cruzeiro do Sul

,
Cemitérios municipais e particulares foram preparados para a visitação no próximo fim de semana
Cerca de 100 mil pessoas são esperadas para visitação nos seis cemitérios de Sorocaba, no Dia de Finados, celebrado no próximo domingo, 2 de novembro. Missas, orações e atividades especiais estão programadas. Como habitualmente ocorre, na véspera do Finados, no sábado os locais também deverão receber visitantes.

No domingo, os cemitérios municipais Saudade, Consolação, Aparecidinha e Santo Antônio estarão abertos das 7h às 18h. Os serviços de construção, reforma ou manutenção nas sepulturas foram concluídos no último domingo. No cemitério Saudade, haverá missa às 7h30, 11h e 16h; às 10h também haverá uma cerimônia umbandista. No Consolação, será realizada uma missa às 8h. O cemitério de Aparecidinha terá dois horários de missa, às 10h e às 17h. No Santo Antônio, as missas ocorrerão às 8h, 10h e 16h. A Secretaria de Serviços Públicos (Serp) prevê que durante o dia cerca de 50 mil visitantes passem pelos quatro cemitérios.

Reverências

Além das comemorações religiosas, nos dois cemitérios particulares, Pax e Memorial Park, serão realizadas programações especiais, como homenagens e ação lúdica. O cemitério Pax, localizado no bairro Árvore Grande, estará aberto para a visitação das 7h às 19h. O hasteamento da bandeira nacional, conduzido pela Polícia Militar de Sorocaba, em homenagem aos policiais militares sepultados ali, dará início à programação. Logo após, haverá uma missa celebrada pelo arcebispo de Sorocaba, Dom Eduardo Benes de Salles Rodrigues. As celebrações religiosas seguem durante o dia. Cerca de 30 mil visitantes são esperados, segundo a direção do cemitério. Mais informações pelo telefone: (15) 3227-3030.

No cemitério Memorial Park, as atividades ocorrerão das 7h às 17h, com a expectativa de receber cerca de 25 mil visitantes ao longo do dia. Às 8h, a Polícia Militar de Sorocaba fará uma homenagem aos soldados falecidos durante o cumprimento do dever. Em seguida, haverá uma missa celebrada pelo padre João Aparecido Dias. Às 10h30, os integrantes da Banda Marcial Infantil, da escola estadual Professora Isabel Lopes Monteiro, farão uma homenagem ao idealizador da banda, soldado Sandro Luiz Gomes, que faleceu em abril deste ano. Às 13h, haverá um culto religioso, celebrado por Yoshimi Saito. A programação será encerrada com uma missa, às 16h, celebrada pelo padre Flávio Jorge Miguel Júnior. Os visitantes poderão escrever em um painel o que desejam fazer antes de morrer. A atividade é realizada pelo Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil. Mais informações pelo telefone (15) 3221-1012.

Campanha solidária

Há mais de dez anos, o cemitério Memorial Park realiza uma ação solidária nas datas de maior visitação do espaço. A campanha Faça da Solidariedade a sua Homenagem tem como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis para entidades beneficentes da cidade. Em uma edição, a campanha chegou a arrecadar cerca de quatro toneladas, segundo o administrador do cemitério, Marcos Martins Vieira. A próxima edição será no próximo domingo, das 7h às 17h. Os interessados em participar deverão levar um quilo de alimento não perecível ou um litro de leite longa vida até a portaria do cemitério, na rua Comendador Vicente do Amaral, 4.025.

Deixe seu Recado