SMetal

INPC

Campanha Salarial: inflação acumulada é de 3,28%

A Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo (FEM/CUT), representando os sindicatos, continua com as negociações com os setores patronais

Sexta-feira, 06 de Setembro de 2019 - 11:54 - Atualizado em 13/09/2019 14:59

,
O índice de inflação do período da data-base dos metalúrgicos fechou em 3,28%
O INPC/IBGE (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do mês de agosto, divulgado nesta sexta-feira, 6, é de 0,12%, sendo que no acumulado do período da data-base (1º de Setembro) dos metalúrgicos o índice de inflação fica em 3,28%, menor em comparação ao ano passado, que foi de 3,64%.

Apesar da conjuntura desfavorável aos trabalhadores por conta dos ataques aos direitos trabalhistas, impulsionados pelo governo, o SMetal luta pelo aumento real e pela garantia de que sejam cumpridas as cláusulas sociais da Convenção Coletiva ou Acordo Coletivo.

“Por isso, precisamos da mobilização dos trabalhadores e do entendimento de que se não somarmos nessa luta não haverá conquista. Temos batido fortemente, junto com a FEM/CUT, na questão da preservar os direitos e obter aumento real porque não são os trabalhadores os culpados dessa crise”, destaca o presidente do SMetal, Leandro Soares.

De acordo com o economista da subseção do Dieese dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, Fernando Lima, em relação ao índice de agosto, os produtos alimentícios registraram queda de 0,49%, enquanto os não alimentícios (serviços, vestuário, combustível, entre outros) registrou alta de 0,39%.

O INPC tem por objetivo a correção do poder de compra dos salários, através da mensuração das variações de preços da cesta de consumo da população assalariada com mais baixo rendimento (famílias que recebem de um a cinco salários mínimos). Ele é verificado em 10 regiões metropolitanas.

Deixe seu Recado