SMetal

Imprensa

União e mobilização

Campanha Salarial 2021 tem assembleia decisiva; conheça as propostas

Somente com a força da categoria, a FEM e o SMetal conseguiram pressionar os patrões e chegar ao reajuste que repõe a íntegra da inflação em uma parcela. Saiba quais são as proposta que serão votadas na assembleia desta semana; vote aqui

Terça-feira, 28 de Setembro de 2021 - 12:56 - Atualizado em 04/10/2021 09:13
Imprensa SMetal

campanha, salarial, proposta, reajuste,, Divulgação
Propostas dos grupos patronais que serão votadas na assembleia desta semanaDivulgação
Em mais um ano do desgoverno de Jair Bolsonaro, agravado pela continuidade da pandemia da Covid-19, a inflação da data-base dos metalúrgicos (setembro de 2020 a agosto de 2021) chegou a 10,42%. Para além disso, o trabalhador vem sofrendo com o aumento generalizado dos alimentos básicos, do gás de cozinha, energia elétrica e gasolina.

Nesse cenário, a principal luta da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM/CUT) foi buscar um reajuste que recuperasse o poder de compra da categoria. O principal desafio nas negociações foi a tentativa dos patrões em parcelar o reajuste (confira as propostas ao lado).

“Tivemos um processo bastante difícil de negociação, com o patrão chorando muito para reconhecer o direito mínimo da categoria e tentando tratar o reajuste como prestação das Casas Bahia. Não aceitamos nada menos do que os trabalhadores merecem, que é no mínimo a reposição integral do INPC e, junto com o apoio dos metalúrgicos, pressionamos para garantir uma campanha satisfatória”, enfatiza Adilson Faustino (Carpinha), da FEM/CUT. 

Leandro Soares, presidente do SMetal, completa: “ao longo da pandemia, muitos trabalhadores continuaram nas fábricas garantindo a produção e, por isso, a indústria apresentou bons resultados. Nesse cenário, o Sindicato não mediu esforços para buscar um reajuste que minimize as perdas do período, trabalhando fortemente a mobilização nas portas das empresas e foi essa união da categoria que fez com as negociações chegassem a essas propostas”.

O secretário-geral do SMetal, Silvio Ferreira,  lembra que a Campanha Salarial não acaba com a assembleia. “Onde tivermos margem, vamos pautar as empresas para valorização dos trabalhadores, buscando ampliar o valor do reajuste e também garantindo melhorias nos benefícios”.

Assembleia será eletrônica e presencial

Depois de muita mobilização e pressão da FEM/CUT-SP e dos sindicatos filiados, o (a) metalúrgico (a) vota, nesta semana, as propostas da data-base da categoria pela internet ou presencialmente, na sede do Sindicato. A partir das 18h desta quarta-feira, 29, até às 18h de sexta-feira, dia 1º de outubro, a votação será eletrônica, pelo Portal SMetal.

E na sexta-feira, a partir das 19h, acontece a assembleia presencial na sede do Sindicato. A primeira chamada será às 18h30 e a segunda, às 19h. Saiba mais.

*As informações foram atualizada até às 10h desta terça-feira, 28, podendo ter alterações. Para ficar por dentro de tudo, acompanhe o Portal SMetal e nossas redes sociais.

Saiba mais:

FEM/CUT protocola aviso de greve no Grupo 10 e Aeroespacial

Assembleia da Campanha Salarial terá votação eletrônica e presencial

Deixe seu Recado