SMetal

Imprensa

SOS Nordeste

Campanha recolhe doações para vítimas das enchentes

Os metalúrgicos podem colaborar levando os donativos até as fábricas, que os voluntários vão até o local recolher

Quarta-feira, 07 de Julho de 2010 - Atualizado em 27/12/2016 11:53
Imprensa Smetal Sorocaba

,
Os moradores dos estados de Alagoas e Pernambuco foram os mais atingidos pelas águas
O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, juntamente com a subsede da CUT e sindicatos filiados, está coordenando uma campanha de ajuda às vítimas das enchentes nos estados de Alagoas e Pernambuco. A campanha, chamada SOS Nordeste, está arrecadando água, leite, produtos de higiene pessoal e de limpeza.

O Sindicato está em contato com outras instituições, como o Ciesp e ONGs, para que participem da coordenação da campanha.

Os metalúrgicos podem colaborar levando os donativos até as fábricas, que os voluntários da campanha vão até o local recolher as doações. Para pedir a retirada de doações basta ligar para os telefones (15) 3334-5400 e 3334-5432.

Nos próximos dias, a campanha irá realizar mutirões nas portas de supermercados e hipermercados para pedir a colaboração de clientes. O SOS Nordeste, de Sorocaba e região, não aceita doações em dinheiro, apenas em água, leite e produtos de limpeza (detergente, sabão, esponja etc) e higiene pessoal (pasta e escova dental, sabonete, etc).

Em supermercados
A campanha SOS Nordeste, de Sorocaba e região, está fazendo contato com supermercados de Sorocaba para pedir que eles autorizem os voluntários a pedir doações aos clientes.
Após receber a autorização dos supermercados e hipermercados, a campanha vai instalar caixas de coleta para receber as doações em água potável, leite e produtos de limpeza e higiene pessoal. A campanha não aceita doações em dinheiro.

Todos os produtos arrecadados serão enviados para centros de distribuição oficiais em Alagoas e Pernambuco, onde as enchentes já fizeram dezenas de vítimas fatais e milhares de desabrigados.

Para o dia 10 de julho, a campanha está planejando um mutirão em todos os supermercados que aderirem ao SOS Nordeste.

Os voluntários vão estar identificados com um crachá da campanha. Além disso, banners e outros materiais de divulgação da campanha serão instalados nesses estabelecimentos.

Sedes regionais

Além da sede do Sindicato dos Metalúrgicos em Sorocaba, também as sedes de Araçariguama, Iperó e Piedade são postos fixos de arrecadação de donativos para a campanha SOS Nordeste, destinada às vítimas das enchentes em Alagoas e Pernambuco.
A campanha não arrecada dinheiro, apenas água potável, leite em caixinha e produtos de limpeza (detergentes, água sanitária, esponjas) e de higiene pessoal (pasta e escova de dentes, sabonetes).

O metalúrgico pode contribuir levando suas doações para uma das sedes do Sindicato ou ligando para (15) 3334-5400 / 3334-5432, que uma equipe da campanha irá buscar as doações na fábrica onde o metalúrgico trabalha.

Balanço da tragédia
Segundo balanço da Secretaria Nacional de Defesa Civil, as enchentes no Nordeste já causaram 57 mortes, sendo 37 em Alagoas e 20 em Pernambuco. Porém, somente em Alagoas, cerca de 60 pessoas continuam desaparecidas.

Também em Alagoas, quatro municípios decretaram situa0ção de emergência e 15 estado de calamidade pública. Em Pernambuco, são 27 cidades em situação de emergência e 12 em estado de calamidade pública.

Em alagoas, a Defesa Civil registra 26.618 pessoas desabrigadas e 47.897 desalojadas. Em Pernambuco há 26.966 desabrigados e 55.643 desalojados.

A Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco divulgou que 4.478 quilômetros de estradas e 142 pontes estão comprometidas

Deixe seu Recado