SMetal

Imprensa

Política

Câmara rejeita ampliar participação de sindicatos em Conselho Municipal

SMetal propôs a inclusão de mais representantes sindicais no Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação; líder do governo desqualificou a capacidade técnica e a importância dos Sindicatos

Quarta-feira, 06 de Julho de 2022 - 00:22
Imprensa SMetal

7_julho , 2022, imprensa, Câmara Municipal de Sorocaba
Sessão extraordinária aconteceu nesta terça-feira, 5Câmara Municipal de Sorocaba
A proposta de incluir representantes de sindicatos dos trabalhadores no Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Sorocaba acabou sem sucesso na sessão extraordinária realizada na Câmara de Vereadores nesta terça-feira, 5.

O pedido para garantir a representação dos sindicatos foi feito pela direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), uma vez que o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) apresentou uma proposta para alterar a composição do Conselho.

Com o Projeto de Lei Nº 177/2022, o poder executivo conseguiu a alteração do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, instituído pela Lei 9.672/2011, que deixa de ter um representante do poder legislativo. Na justificativa, Manga, alegou o princípio da separação de poderes e pediu a substituição de um vereador por um representante da Empresa Municipal Parque Tecnológico de Sorocaba, que vai atuar como presidente do Conselho.

A vereadora Iara Bernardi (PT), atendendo ao pedido do SMetal, apresentou um projeto substitutivo, no qual incluía quatro representantes de sindicato dos trabalhadores, abrangendo os setores industrial, comercial e de serviços. A proposta da parlamentar, no entanto, foi considerada inconstitucional pela Comissão de Justiça por vício de iniciativa.

Líder do governo desqualifica sindicatos

7_julho , 2022, imprensa, Jônatas Rosa/Imprensa SMetal
Izídio de Brito, secretário de Organização do SMetal, criticou o argumento do líder do governo Manga, o vereador João DonizeteJônatas Rosa/Imprensa SMetal

Para defender a proposta de Manga, o líder do Governo na Câmara Municipal, vereador João Donizeti (PSDB), desqualificou os sindicatos, alegando que o Conselho é “eminentemente técnico” e que já está bem representado.

O secretário de Organização do SMetal, Izídio de Brito, que esteve na Câmara pela manhã defendendo a ampliação dos sindicatos no Conselho, critica a postura de Donizete. “Praticamente ele diz que o Conselho é para quem tem capacidade, desmerecendo a qualidade dos sindicatos que temos em Sorocaba. É um argumento pequeno que não condiz com a realidade".

Izídio completa que as entidades sindicais, especialmente da indústria, são fundamentais para o debate. “São os Sindicatos que conhecem os processos de produção, que discutem com os empresários e com os trabalhadores os novos produtos, as inovações tecnológicas. Estamos mais do que preparados para fazer parte desta discussão".

SMetal é propositivo

Para o presidente interino do SMetal, Silvio Ferreira, o vereador João Donizete desconhece o trabalho da entidade. “Ao longo dos anos, nós mostramos um Sindicato propositivo, buscando investimentos que trouxeram novas tecnologias e geraram milhares de empregos na cidade. Temos plena capacidade e muito a contribuir com Sorocaba nesse quesito”.

Ele destaca que, em maio, o SMetal promoveu um grande encontro no município para debater o “Híbrido Etanol: O Motor do Futuro”. “Foi um evento muito importante, do qual a maioria dos vereadores e a prefeitura não participaram, que contou com representantes sindicais, empresários de multinacionais e especialistas, numa discussão que aborda as novas tecnologias dos automóveis e que terá impacto direto em Sorocaba. Estamos à frente das discussões, buscando antecipar os cenários para preservar e ampliar os empregos”.

Izidio enfatiza que o Sindicato vai buscar meios para participar das discussões do Conselho. “Temos um compromisso com a nossa categoria e vamos sempre defender a nossa participação em instâncias que tratam de questões importantes para os metalúrgicos”, finaliza. 

Deixe seu Recado