SMetal

Imprensa

2021

Calendário de folgas: trabalhadores da Toyota Sorocaba aprovam acordo

Proposta foi aprovada com 75,14% dos votos; medida garante que os trabalhadores planejem momentos de lazer com antecedência e também ajusta o cronograma da empresa para produção do novo veículo

Quinta-feira, 03 de Dezembro de 2020 - 16:05 - Atualizado em 04/12/2020 12:15
Imprensa SMetal

dezembro, 2020, imprensa, Foguinho/Imprensa SMetal/Arquivo
Um total de XX trabalhadores foram favoráveis ao acordo negociado pelo SindicatoFoguinho/Imprensa SMetal/Arquivo
Os trabalhadores da montadora Toyota, planta de Sorocaba, aprovaram o calendário de folgas e as respectivas compensações para 2021. A votação aconteceu de forma eletrônica, no Portal SMetal, entre os dias 2 e 3, quarta e quinta-feira.

De 2.025 trabalhadores aptos a votar, 1.267 (62,57%) participaram da assembleia virtual. Um total de 952 foram favoráveis a proposta negociada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), o que representa 75,14% dos votantes. 244 (19,26%) foram contrários e 71 (5,60%) optaram pela abstenção.

O acordo busca garantir que os trabalhadores possam organizar os momentos de folga com antecedência. Além disso, a proposta para o calendário de trabalho em 2021 tem objetivo de ajustar o cronograma da montadora para fabricação de mais um veículo na planta Sorocaba.

O secretário geral do SMetal, Silvio Ferreira, enfatiza a importância do acordo. “A vida do trabalhador se faz também fora da fábrica. É fundamental que todos passam aproveitar os momentos de descanso com a família ou com os amigos. Além disso, a produção de um novo veículo em Sorocaba depende de ajustes no cronograma da empresa e buscamos a melhor proposta para os funcionários da Toyota”.

Novo modelo 

A produção do novo veículo na planta de Sorocaba foi uma conquista do Sindicato, como lembra o presidente da entidade, Leandro Soares. “Desde o fechamento do terceiro turno, buscamos caminhos para ampliar a produção na cidade e, assim, gerar empregos”, explica.

Em julho do ano passado, Leandro e Silvio se reuniram com o CEO da Toyota América Latina e Caribe, Mashiro Inoue, e com o presidente da companhia no Brasil, Rafael Change, para cobrar a implantação da plataforma Global TNG, que permite a fabricação de diversos modelos de veículos da montadora.

O pedido foi bem sucedido e, em setembro de 2019, a Toyota anunciou a implantação da plataforma na cidade, com investimentos na ordem de R$ 1 bilhão e a criação de mais de 300 novos empregos. “Isso resultado do trabalho sério desse Sindicato, que trabalha para defender os direitos dos trabalhadores e também para geração de postos de trabalho”, enfatiza Leandro.

Para produção do novo veículo, os trabalhadores aprovaram na mesma assembleia a criação de 180 postos de trabalho. O novo veículo tem previsão de chegar ao mercado no primeiro semestre de 2021.

Deixe seu Recado