SMetal

Imprensa

Assembleia

Calendário de folgas: trabalhadores da Metso aprovam acordo para 2021

Votação eletrônica aconteceu pelo site da entidade; proposta negociada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região garante que trabalhadores organizem os momentos de lazer com antecedência

Quarta-feira, 23 de Dezembro de 2020 - 17:14
Imprensa SMetal

dezembro, 2020, imprensa,
DEZEMBRO
Os trabalhadores da Metso, em Sorocaba, aprovaram o acordo do calendário de dias ponte para 2021. Para votação, duas assembleias eletrônicas foram realizadas, uma para os funcionários da Metso Equipamentos e outra para os da Fundição.

As propostas negociadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) foram votadas em assembleias que aconteceram entre a segunda-feira, 21, e a quarta-feira, 23. Na Metso Equipamentos, 536 trabalhadores estavam aptos a votar. Desses, 426 (80,04%) participaram da assembleia, sendo 415 (96,74%) favoráveis ao acordo. Cinco (1,17%) foram contrários e 9 (2,10b%) se abstiveram.

Na votação da Metso Fundição, 377 metalúrgicos podiam votar, sendo que 193 (51,19%) participaram do processo. No total, 173 (89,64%) aprovaram o acordo. Nove (4,66%) votaram contra e 11 (5,70%) optaram pela abstenção.

O diretor executivo do SMetal, Francisco Lucrécio Junior Saldanha, explica que o acordo foi construído para garantir os direitos dos trabalhadores. “A classe trabalhadora é quem move a economia desse país e, por isso, precisa ter seus momentos de lazer garantidos. Com o calendário de folgas, todos podem se planejar com antecedência e aproveitar melhor a famílias e amigos”.

Assembleia eletrônica

A pandemia da Covid-19 trouxe novos desafios para o mundo. Com a impossibilidade de realizar assembleias presenciais, para evitar aglomerações, o SMetal construiu uma ferramenta eletrônica para as votações de temas importantes para categoria.

Assim, os trabalhadores puderam participar de cada decisão ao mesmo tempo em que estiveram seguros de uma possível contaminação pelo coronavírus.

 

Deixe seu Recado