SMetal

Imprensa

Combate à fome

Banco de Alimentos de Sorocaba tem queda nas arrecadações e pede doações

Levantamento considera hortifrúti doado pelos comerciantes da Ceagesp Sorocaba e redes de supermercados de Sorocaba e região.

Terça-feira, 17 de Agosto de 2021 - 12:30 - Atualizado em 17/08/2021 15:54

A arrecadação de alimentos de hortifrúti no Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) caiu drasticamente desde março, mês de maior arrecadação em 2021. De acordo com os dados levantados pela própria instituição, em março foram 26 toneladas de verduras, frutas e legumes, enquanto em julho foram arrecadadas apenas 4,2 toneladas. A queda é de 84,33% se compararmos os dois meses e o principal motivo: o frio e a geada que afetaram os produtores rurais, no último mês.

Vale ressaltar, que os dados levantados pelo BAS não levam em conta 54 toneladas de cenoura doadas por um produtor rural de Araçoiaba da Serra, mas sim todo hortifrúti doado por supermercados e pelos permissionários, os comerciantes fixos da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), em Sorocaba. 

bancodealimentos, BAS, arrecadação, hortifrúti, bancodealimentos, toneladas,
Arrecadação Hortifrúti BAS - 2021
De acordo com um levantamento inicial realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), as perdas principais foram provocadas pelas geadas ocorridas em 19 e 20 de julho.

Ainda segundo a Faesp, houve danos em várias cadeias produtivas, especialmente na cafeicultura, cana-de-açúcar e milho. Prejuízos foram reportados também nas pastagens e plantações de citros, grãos, frutas e hortaliças.

Apesar da grande quantidade de doações de cenoura recebida, que compensaria em toneladas o déficit de doações, o Banco de Alimentos precisa de variedade para garantir a segurança alimentar das pessoas atendidas e, infelizmente, a tendência é que no mês de agosto as doações caiam ainda mais, por isso toda doação é importante. 

Para doar

Ajude o Banco de Alimentos! Doe pelo link ou faça um PIX por meio do CNPJ 08741511000176.

Para doar alimentos, entre em contato pelo telefone (15) 97400-0206 ou envie uma mensagem aqui. O BAS fica na CEAGESP Sorocaba. 

Sobre o Banco de Alimentos
O Banco de Alimentos de Sorocaba é uma Organização Não Governamental (ONG) criada em dezembro de 2005 numa iniciativa do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), em parceria com a CEAGESP e a ETEC Rubens de Faria e Souza, com a finalidade diminuir o desperdício de alimentos e, ao mesmo tempo, ajudar no combate à fome em Sorocaba e região.

Desde o início de sua existência, o Banco de Alimentos doou mais de 6.500 toneladas de alimentos. Para que isso aconteça, o BAS faz a ponte entre doadores e entidades, além de promover e apoiar projetos pautados no desenvolvimento da economia local e na promoção da dignidade dos atendidos. Os projetos são o Cesta Verde, Nossa Feira é Livre, Semear Agrofloresta e o Armazém Sementeia.

Deixe seu Recado