SMetal

Imprensa

SAIBA MAIS

Banco de Alimentos apoia 'Projeto Casa da Mulher' na Casa do Menor de Sorocaba

Desde 2021, atividades são realizadas com as mães das crianças atendidas no local. Objetivo é promover a capacitação profissional, economia criativa e geração de renda para elas

Terça-feira, 08 de Março de 2022 - 13:12 - Atualizado em 14/03/2022 15:02

casadomenor, casadamulher, projeto, fortalecimento, autoestima, mulheres, mulher, sorocaba, bancodealimentos, Mariana M. Maginador/Banco de Alimentos
Mulheres são atendidas durante todo o ano na Casa do MenorMariana M. Maginador/Banco de Alimentos

O Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) apoia o “Projeto Casa da Mulher”, realizado pela Casa do Menor (CDM), desde 2021. A ação tem como objetivo promover a garantia dos diretos de mulheres em vulnerabilidade social, moradoras do Jardim Nova Esperança, cujos os filhos são atendidos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da entidade.

As principais atividades realizadas pelo projeto são: o desenvolvimento da economia criativa, a capacitação profissional e consequente geração de renda para elas, já que o Banco de Alimentos acredita que o Dia das Mulheres é todo dia.

“Não temos o que comemorar, as mulheres ainda sofrem muito. O Brasil é o 5º país mais violento para elas no mundo, onde a cada 11 minutos uma mulher é estuprada; recebemos 30% a menos por nossos trabalhos, se comparado aos homens e, segundo pesquisas, no ritmo atual, só em 59 anos atingiríamos uma situação plena de igualdade no país”, pontua Meire Elen Rodrigues, assistente social do BAS que coordena o projeto.  

 As duas principais oficinas que acontecem todas as semanas são artesanato e culinária e o próximo passo é auxiliar as mulheres a comercializarem os produtos que estão aprendendo a fazer.

“Ver a transformação dessas mulheres no dia a dia não tem preço. Além das oficinas, temos palestras, rodas de conversa e outras atividades que promovem a autoestima de cada uma delas. Nós acreditamos nesta parceria e queremos fortalecer cada vez mais as oficinas e o projeto como um todos”, explica. 

Aproximadamente 25 mulheres são atendidas no projeto, que acontece às terças e quintas-feiras de manhã e a tarde. Além das oficinas, elas têm apoio e orientação da assistência social.

Dia da Mulher 

No Dia da Mulher, 8, as mulheres foram recebidas com um café da manhã especial doado pelo Banco de Alimentos e participaram de uma dinâmica de fortalecimento da autoestima e, em uma roda de conversa, debateram sobre a origem do dia e a importância da luta pela igualdade de direitos.

Como ajudar

mulheres, casadomenor, bancodealimentos, bas, sorocaba, casadamulher, Mariana M. Maginador/Banco de Alimentos
Mulheres recebem homenagem no Dia da MulherMariana M. Maginador/Banco de Alimentos

Para ajudar com doações de alimentos ou ser voluntário, entre em contato com o Banco de Alimentos pelo telefone (15) 97400 0206 ou pelo e-mail [email protected] .

Você também pode acompanhar o trabalho do BAS no Instagram ou no Facebook.

Deixe seu Recado