SMetal

Imprensa

Editorial

Avanços que merecem ser valorizados

Quinta-feira, 09 de Novembro de 2017 - 11:02
Imprensa SMetal

,
Metalúrgicos reconhecem SMetal como seu aliado
Para quem achava que a organização sindical dos trabalhadores estava derrotada por causa dos ataques do governo Temer, os metalúrgicos da CUT, especialmente de Sorocaba e região, estão provando o contrário.

A categoria está reconhecendo que o SMetal é seu aliado de primeira hora quando o assunto é defender seus direitos. Os resultados obtidos até agora na campanha salarial refletem essa união e compreensão dos metalúrgicos.

Somos a primeira categoria profissional do país que está conquistando, nas convenções e acordos coletivos, dispositivos de proteção contra a terceirização irrestrita e contra a reforma trabalhista: as chamadas cláusulas de salvaguarda.

As convenções também trazem outro avanço importante, principalmente para os metalúrgicos das pequenas empresas: uma nova cláusula que obriga os sindicatos patronais a informarem quais fábricas eles representam em cada região da base da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM).

Essa cláusula foi mais uma contribuição direta do SMetal para essas Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) nas bases metalúrgicas da CUT do estado de São Paulo.

Ela é importante porque atualmente muitas empresas deixam de divulgar a qual grupo ou sindicato patronal elas são ligadas. Como consequência, os trabalhadores ficam sem saber se eles já têm convenção assinada; e sem saber qual grupo patronal a empresa em que ele trabalha faz parte.

Além desses novos dispositivos, as convenções e acordos coletivos assinados pelo SMetal têm garantido a renovação das cláusulas sociais que já existiam na CCT, incluindo a estabilidade para quem tem sequelas de acidente ou doença ocupacional.

A renovação das cláusulas pré-existentes é mais uma conquista considerável este ano, diante de tantas leis e medidas do governo visando eliminar direitos.

Claro que não é momento de soltar rojões, visto que vários grupos patronais ainda se recusam a assinar a convenção com essas garantias. Para que a conclusão total da campanha salarial aconteça mais rapidamente, é necessário que os metalúrgicos continuem aliados nessa batalha. O SMetal, de sua parte, está a postos para defender a categoria nessa trajetória.

O SMetal também está, comprovadamente, pronto para atuar em nome dos metalúrgicos nas fábricas onde há mobilização suficiente para conquistar reajustes salariais superiores à reposição da inflação, de 1,73%, que foi garantida nas convenções já assinadas.

Mesmo considerando os obstáculos colocados por patrões e governo; e mesmo cientes do quanto ainda falta para a categoria ser robusta como foi anos atrás, não devemos menosprezar os avanços que a união dos metalúrgicos tem proporcionado.

Para continuarmos avançando é necessário consolidar essa aliança que tem resultado em conquistas. Como fazer isso? Tornando-se associado do SMetal e convencendo seus companheiros e companheiras de categoria a fazerem o mesmo.

Somente juntos, aliados uns aos outros e ao Sindicato, conseguiremos proteger o emprego digno, superar a enxurrada de ameaças contra os nossos direitos e exigir melhor qualidade de vida na sociedade onde nós e nossos familiares vivemos.

Deixe seu Recado