SMetal

Imprensa

Acordo de 2 anos

Aumento no PPR e no vale-alimentação é conquistado na De Nora

Após rejeição da primeira proposta da empresa, SMetal e Comissão de PPR voltaram a negociar e conquistaram diversas melhorias; acordo aprovado é por dois anos, 2022 e 2023, sendo 36,9% de aumento no PPR e 50% no benefício

Quinta-feira, 14 de Julho de 2022 - 13:46
Imprensa SMetal

de nora, assembleia, smetal, ppr, plr, votação, vale, alimentação,, Daniela Gaspari / Imprensa SMetal
Assembleia com os trabalhadores do primeiro turno e administrativo, nesta quinta-feira, 14, na fábricaDaniela Gaspari / Imprensa SMetal
Após pressão dos trabalhadores da De Nora, que rejeitaram uma primeira proposta da empresa, foi aprovado, em assembleias realizadas nesta quarta e quinta-feira, dias 13 e 14, o Programa de Participação nos Resultados (PPR) para 2022 e 2023. Além de aumento de 36,9% em dois anos, foi conquistado também o reajuste de 50% no vale-alimentação, sendo 25% em 2022 e 20% em 2023.

Durante as assembleias presenciais, o dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho), responsável pelas negociações com a empresa, apresentou as melhorias conquistadas pela entidade e a Comissão de PPR na mesa de negociação. “Tivemos não só o crescimento de cerca de 2% no valor em relação à primeira proposta, como melhorias nas metas, que agora são alcançáveis, e também a retirada de uma cláusula que todos nós, Sindicato e trabalhadores, consideramos inaceitável”, contou.

E completou: “e essas melhorias só foram possíveis porque os trabalhadores se uniram, se mobilizaram e confiaram no Sindicato e em seus representantes na Comissão, mostrando a sua força para a empresa. Parabéns a todos e todas”.

Para 2022, o aumento no Programa é de 17% em comparação ao ano anterior. O pagamento será em duas parcelas: a antecipação será paga ainda em julho e a segunda, após a aferição das metas, em fevereiro do próximo ano.

Já o PPR 2023 terá aumento de 17% em comparação ao deste ano, com pagamento previsto também para os meses de julho e fevereiro. Os valores e indicadores dos acordos de PPR não são divulgados pelo SMetal para não influenciar outras negociações em andamento na categoria, nem expor o trabalhador.

Comissão de PPR

De acordo com Marcelo, um diferencial nas negociações do PPR de 2022 foi a Comissão de trabalhadores eleita na fábrica. “Quando a Comissão é participativa, trazendo elementos e informações relevantes sobre o dia a dia na fábrica, como foi na De Nora, só traz ganhos a uma negociação. Em todas as reuniões os membros da Comissão estiveram empenhados na defesa dos direitos dos companheiros da fábrica e, com certeza, fez toda a diferença”, assegurou.

Assembleia eletrônica

De forma democrática, os 18 trabalhadores administrativos que estão trabalhando de forma retoma (teletrabalho) tiveram novamente a oportunidade de participar da decisão sobre o PPR pela internet. A assembleia eletrônica ficou disponível no Portal SMetal entre às 9h de quarta-feira, dia 13, até às 9h de quinta-feira, 14.

O resultado foi o seguinte: 11 participaram da votação online, sendo 9 favoráveis e 2 abstenções; ninguém foi contrário à proposta. Nas assembleias presenciais, a votação foi dividida, porém, mais trabalhadores optaram por aceitar a nova proposta.

A De Nora tem cerca de 100 trabalhadores, fica na zona industrial de Sorocaba e fabrica eletrodos e sistemas eletroquímicos.

Deixe seu Recado