SMetal

Imprensa

Participação nos Resultados

Aumento de 37,43% no PPR é conquistado pelos metalúrgicos da Controlflex

Negociado pelo SMetal e Comissão de PPR eleita pelos trabalhadores, o Programa de Participação nos Resultados de 2022 foi aprovado nesta quinta-feira, dia 15; situação da Campanha Salarial também foi tema da assembleia

Quinta-feira, 15 de Setembro de 2022 - 09:25 - Atualizado em 15/09/2022 09:56
Imprensa SMetal

controlflex, assembleia, ppr, plr, smetal, votorantim, salarial, campanha,, Daniela Gaspari / Imprensa SMetal
A Controlflex tem mais de 70 trabalhadores e fica no Jardim São Pedro, em VotorantimDaniela Gaspari / Imprensa SMetal
Foi aprovado na manhã desta quinta-feira, dia 15, o Programa de Participação nos Resultados (SMetal) para 2022 na Controlflex, com crescimento de 37,43% no valor total que será pago aos trabalhadores. A proposta foi negociada pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e a Comissão de PPR eleita na fábrica.

Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), vice-presidente do SMetal e responsável pelas negociações com a empresa, destacou que o avanço significativo no Programa foi possível devido à expressiva participação e cooperação dos trabalhadores e trabalhadoras que formam a Comissão de PPR.

“Quando se tem uma Comissão atuante na fábrica, como é na Controlflex, conseguimos negociar uma proposta sempre próxima ao que o trabalhador realmente deseja e de acordo com a realidade da fábrica. Isso aproxima o Sindicato dos trabalhadores e traz importantes avanços, como foi o aumento de quase 38% no Programa, com metas atingíveis, sem prejudicá-los na hora de receber a segunda parcela”, contou.

A antecipação, que representa 50% do valor total do PPR, será paga em outubro e a segunda parcela, atrelada às metas, em abril de 2023. Por decisão da diretoria do SMetal, os valores do PPR não são divulgados para não afetar negociações em andamento em outras fábricas da categoria, nem expor o trabalhador.

Campanha Salarial 2022

Durante a assembleia, Verdinho atualizou os trabalhadores também sobre a situação das negociações da Campanha Salarial de 2022. A Controlflex fabrica cabos de embreagens e faz parte do Grupo 3, que tem Convenção Coletiva de Trabalho – com todas as cláusulas sociais – assinada até agosto de 2023.

Só que quando se trata do reajuste salarial, o vice-presidente explicou que o cenário das negociações é bastante desafiador. “A inflação da data-base fechou em 8,83%, que não representa a real situação que o trabalhador tem enfrentado. Não somos favoráveis à inflação alta, muito pelo contrário, mas os preços dos alimentos e de itens do dia a dia seguem extremamente altos e repor as perdas salariais dos metalúrgicos é o mínimo. Vamos pra cima por aumento real e esperamos contar com a mobilização de todos e todas”, enfatizou.

No Grupo 3, a proposta apresentada pela bancada patronal à Federação Estadual dos Metalúrgicos CUT (FEM-CUT/SP), até o momento, é de reposição da inflação nos salários (8,83%), parcelada em duas vezes, e congelamento do piso de entrada. “Caso não tenhamos avanços, para as próximas semanas, os sindicatos filiados à FEM darão início a assembleias mais duras em suas bases, para cobrar do patronal que apresente uma proposta de reposição integral da inflação, sem qualquer tipo de parcelamento, mais aumento real e manutenção dos direitos”, assegurou.

Todas as novidades sobre a Campanha Salarial 2020 estão disponíveis aqui. A Controlflex tem mais de 70 trabalhadores e fica no Jardim São Pedro, em Votorantim.

Deixe seu Recado