SMetal

Imprensa

Sorocaba

Audiência pública apresenta diagnóstico da coleta seletiva

Sexta-feira, 08 de Maio de 2015 - Atualizado em 27/12/2016 13:53
Secom Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), realizou na tarde desta quinta-feira (7) uma audiência pública de apresentação do Plano de Coleta Seletiva do município de Sorocaba. A empresa DZR, que elaborou a pesquisa, apresentou ao público o trabalho que se traduz num panorama da coleta seletiva em Sorocaba, apontando, entre outros aspectos, a caracterização dos resíduos e as formas de destinação final praticadas atualmente. O diagnóstico aponta, também, a origem, o volume dos resíduos e as possibilidades de implantação de soluções consorciadas ou compartilhadas com outros municípios.

O estudo mostrou a situação e o número de catadores informais que atuam hoje em Sorocaba: em torno de oitocentos, sendo que a maioria deles (57%) é do sexo masculino. O objetivo é a inclusão desses trabalhadores no Plano de Coleta. Outro ponto importante contido no diagnóstico é a faixa etária dos trabalhadores informais: 27% têm entre 46 a 55 anos; 21% de 36 a 46 anos, e 44% deles têm casa própria.

Outro aspecto importante mostrado é o Plano de Metas que começa a ser criado a partir desse diagnóstico. Atualmente, a reciclagem atinge 310 toneladas por mês, das cerca de 15.000 toneladas de resíduos gerados mensalmente. A meta prevê que esse volume seja dobrado até 2018 e quadruplicado até 2023.

Após a apresentação foi aberta a participação do público, no limite de cinco perguntas por escrito e cinco questionamentos verbais. Os questionamentos foram respondidos pelos secretários municipais Clebson Aparecido Ribeiro e Oduvaldo Denadai, e pelas funcionárias da Secretaria de Serviços Públicos, Carolina Petrisin de Jesus e Maria Angelica do Prado Kamada.

O próximo passo prevê, já para os próximos dias, uma reunião de funcionários das Secretarias com o Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Comdema), para posteriormente a realização de mais uma audiência pública e, então, apresentação do Plano de Metas.

O diagnóstico permanece à disposição do público, para consulta, no portal da Prefeitura www.sorocaba.sp.gov.br

Participaram da audiência os secretários municipais Oduvaldo Denadai (Serviços Públicos), Clebson Aparecido Ribeiro (Meio Ambiente) e Francisco Fernandes (Saúde), os vereadores Izidio de Brito e Carlos Leite, além de representantes da Uniso, Facens e das cooperativas envolvidas no processo.

Deixe seu Recado