SMetal

Imprensa

Consulte seu extrato

Atuação do SMetal cobra regularização do FGTS

Quinta-feira, 26 de Setembro de 2019 - 11:13 - Atualizado em 26/09/2019 11:29
Imprensa SMetal

fgts, sorocaba, caixa, extrato,, Divulgação
O trabalhador pode ir até agência da Caixa solicitar o extrato do FGTSDivulgação
Entre as atuações dos dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) está a cobrança da regularização dos depósitos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) por parte da empresas.

O trabalhador e a trabalhadora precisam checar se a empresa está depositando corretamente, pois de acordo com a advogada do SMetal, Erika Mendes, muitos acabam constatando irregularidade no depósito somente quando é demitido ou quando pede demissão. Qualquer irregularidade, denuncie ao Sindicato.

O agravante é que o (a) trabalhador (a) só pode pleitear o depósito do FGTS dos últimos cinco anos. Se o trabalhador ficou 30 anos na empresa e descobriu, quando foi demitido, que a empresa não pagava corretamente, só poderá requerer os valores dos últimos 5 anos, conforme decisão do STF.

Como consultar?

A Caixa Econômica Federal envia extrato via correio todo mês. Se o trabalhador não estiver recebendo pode entrar em contato com a Caixa e fazer o requerimento apresentando o seu número do PIS e/ou Carteira de Trabalho (CTPS).

É possível também checar o extrato do Fundo pelo site da Caixa ou por um aplicativo de celular que ajuda o trabalhador a acompanhar sua conta FGTS com muito mais praticidade.

Pelo smartphone, dá para consultar os depósitos em sua conta FGTS, atualizar o seu endereço e localizar os pontos de atendimento mais próximos a qualquer hora e em qualquer lugar. O App “FGTS Trabalhador” está disponível para sistemas Android e iOS.

Deixe seu Recado