SMetal

Imprensa

Solidariedade

Aplicativo de celular agiliza o processo de doação de sangue

A ferramenta permite, em poucos toques, agendar o horário, a data e o local onde se quer fazer a doação

Sexta-feira, 29 de Setembro de 2017 - 10:43 - Atualizado em 29/09/2017 10:55
Imprensa SMetal

att, time, sangue, hemonúcleo,, Divulgação
O app 'Time do Sangue' está disponível no App Store e Google Play; é só baixar e agendar seu atendimentoDivulgação
Recentemente, circulou nas redes sociais e no Whatsapp um pedido por doação de sangue do tipo O- para duas crianças que estavam hospitalizadas, ambas com queimaduras graves. O pedido se espalhou rapidamente e com a solidariedade das pessoas o Hemonúcleo de Sorocaba ficou lotado por vários dias.

Sem agendamento, alguns diretores do SMetal constataram, na manhã de segunda-feira, 25, que a espera seria de mais de uma hora. O atendimento é realizado das 7h30 até às 12h30, de segunda a sábado.

Uma das atendentes da Colsan, administradora do Hemonúcleo, informou sobre o aplicativo Time do Sangue, que pode ser baixado no celular para agendamento.

“Agendei facilmente para a quarta-feira, 27, às 9h30 e quando cheguei havia muitas pessoas à espera, mas fui chamado pelo nome. No total, não passou de 20 minutos”, afirma o secretário-geral do SMetal, Silvio Ferreira.

 

APP

O aplicativo Time do Sangue, que está disponível para ser baixado em sistema Android e também para iOS, permite verificar quais os tipos sanguíneos mais necessitados pelo Banco de Sangue mais próximo da pessoa. Pode-se escolher data, local e horário para a doação.

 

Medula óssea

Além disso, o app permite que se faça o cadastro para a doação de medula óssea. Quando o doador for doar sangue poderá também ser chamado para ser incluído no cadastro do Renome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea).

 

Quem pode doar sangue

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto. É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente.

A Colsan fica na Rua Comendador Pereira Inácio, nº 566, Vila Lageado, dentro do hospital Leonor de Barros.

Deixe seu Recado