SMetal

Imprensa

SMetal

Além da qualificação, cursos são procurados para inclusão digital

Aprendizado e amizade são os resultados proporcionados pelos cursos gratuitos oferecidos pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal)

Sexta-feira, 20 de Outubro de 2017 - 15:43
Imprensa SMetal

, Foguinho/Imprensa SMetal
O auxiliar de serviços gerais, José Cláudio dos Santos tem 42 anos e é um dos estudantes do curso de informática essencial.Foguinho/Imprensa SMetal
Os cursos gratuitos oferecidos pelo SMetal oferecem oportunidade de qualificação profissional para mais de 200 pessoas de diversos segmentos e diferentes faixas etárias.

Além do aprendizado técnico, as aulas transformam-se em um importante espaço de convivência para troca de informações e de motivação para continuar os estudos.

O auxiliar de serviços gerais, José Cláudio dos Santos, 42 anos, é um dos estudantes do curso de informática essencial, realizado às segundas, quartas e sextas-feiras, à noite.

“Mesmo com as dificuldades a gente não pode parar”, diz Claudinho, apelido pelo qual é conhecido pelos colegas de trabalho. Além do curso técnico, ele também está estudando para concluir o ensino fundamental e, depois, pretende seguir firme para conseguir também o ensino médio pelo EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Claudinho é um dos que conseguiu sair da zona de conforto e mostrar aos filhos, que têm 15, 12 e 6 anos, que nunca é tarde para aprender e buscar conhecimento, mesmo quando se fica um tempo distante da sala de aula.

Os interesses que motivam a procura pelos cursos do Sindicato variam entre a necessidade de se qualificar, devido à instabilidade econômica do país; pela vontade

As turmas são divididas nos períodos da manhã, tarde e noite e as aulas, com duração de dois a quatro meses, ocorrem na própria sede do SMetal com o professor da Rise Cursos e Treinamentos, Flávio Mattos.

Até o final de novembro estão em andamento, com turmas já fechadas, os seguintes cursos gratuitos: Informática Essencial; Informática e TI para Adolescentes; Informática Básica para Terceira Idade; Artes Gráficas Virtuais; Operador de Mídias Sociais; Auxiliar Administrativo; Gestor Financeiro com ênfase em Excel; Auxiliar de Produção e Gestor da Qualidade.

Inclusão digital e social

Flávio comenta que na turma da terceira idade, na qual a média de idade é de 61 anos, o interesse é 100% por entretenimento e inclusão digital e social. “O que mais impressiona nessa turma é a dedicação e força de vontade. Não houve nenhuma desistência na sala e eles quase não faltam”, afirma.

, Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
O maçariqueiro Amauri de Pontes Almeida, de 54 anos é associado do SMetal e faz o curso três vezes por semana.Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Entre os alunos, está o maçariqueiro Amauri de Pontes Almeida, de 54 anos. Ele é associado do SMetal e faz o curso três vezes por semana. “Estou adorando o curso. Tenho computador em casa há uns cinco anos. É bom para se atualizar e também saber aplicar o que aprendi no dia a dia”, afirma.

Falta apenas um mês para finalizar a turma de Informática Essencial e Amauri fiará atento nos próximos cursos.

Deixe seu Recado