SMetal

Imprensa

Campanha Salarial

Acordos já beneficiam 86% da categoria na região

Quinta-feira, 10 de Novembro de 2016 - 12:10 - Atualizado em 27/12/2016 15:27
Imprensa SMetal

,
Os 33 mil representam 86% de um total de 38 mil trabalhadores da base SMetal Sorocaba, que garantiram a reposição da inflação (9,62%) nos salários
Trinta e três mil metalúrgicos de quase 500 empresas de Sorocaba e região já garantiram a reposição da inflação (9,62%) nos salários e a renovação das cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria.

Esses trabalhadores correspondem a 86% do total de 38 mil metalúrgicos representados pelo Sindicato (SMetal) em Sorocaba e mais 13 cidades da região.

A campanha salarial estadual da categoria está emperrada desde a data-base, que foi dia 1º de setembro, pois muitos empresários argumentam que a crise impossibilita reajuste salarial. Alguns vêm tentando, sem sucesso até agora, inclusive retirar direitos garantidos na CCT.

Do total de metalúrgicos com reajustes e cláusulas sociais garantidos, 17.230, distribuídos em 247 fábricas, conquistaram o acordo por meio de negociações entre a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM) com os grupos patronais organizados na Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp).

Outros 15.729 metalúrgicos, de 225 fábricas, tiveram seus acordos negociados diretamente entre o SMetal e as empresas locais.

Em um dos recentes acordos locais, com a Johnson Controls, os trabalhadores conquistaram reajuste salarial de 10,21%.


Apoio aos 100%


"Estamos avançando, mas não vamos parar a luta antes de termos a certeza de que 100% da nossa categoria está contemplada com acordos", afirma Leandro Soares, secretário-geral do SMetal.

"Mas, para atingir esse objetivo, dependemos da mobilização de quem ainda não tem acordo e do apoio e solidariedade na luta por parte daqueles que já resolveram a campanha salarial", conclui Leandro.

Deixe seu Recado