SMetal

Acordo na Fundição: 93% da categoria têm reajuste e CCT garantidos

Sexta-feira, 25 de Outubro de 2019 - 16:33 - Atualizado em 29/10/2019 11:29

smetal, protesto, araçariguama, fundição,, Foguinho/Imprensa SMetal
Na terça, 22, o SMetal realizou protesto em Araçariguama, onde se concentram as principais empresas da Fundição, para pressionar o patronal a negociarFoguinho/Imprensa SMetal
O grupo Fundição chegou à proposta de 3,80% de reajuste salarial (sendo 3,28% da inflação da data-base mais 0,5% de aumento real), retroativo a setembro, e manutenção das cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), e fechou acordo com a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT) nesta sexta-feira, dia 25.

Até o momento, 93% dos trabalhadores da categoria na base do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) estão contemplados com acordos da Campanha Salarial 2019.

Com a proposta da Fundição, faltam apenas o Grupo 10 e a Estamparia apresentarem uma proposta que atenda à reivindicação dos metalúrgicos para encerrar a Campanha Salarial 2019. Nos demais grupos que já fecharam acordos (G2, G3, G8.2, G8.3, Sindicel e Sindratar), a FEM deve assinar as Convenções Coletivas já na próxima semana.

“Depois de um processo de negociação tão intenso e difícil, ficamos contentes em poder dar essa notícia aos trabalhadores e trabalhadoras da categoria, de garantir direitos e a valorização dos salários”, afirma o presidente do SMetal, Leandro Soares.

Ele lembra que a mobilização dos trabalhadores da Fundição, que participaram do protesto em Araçariguama na última terça-feira, dia 22, foi de extrema importância para pressionar os patrões a retomarem as negociações com a Federação.

“Agora, enquanto representantes dos trabalhadores, nosso papel é continuar fiscalizando o cumprimento da Convenção Coletiva nas fábricas e buscar acordos nas empresas que ainda não fecharam a Campanha Salarial”, completou.

Negociações no Grupo 10

No Grupo 10 - que é formado predominantemente por pequenas e micro empresas e não assina Convenção Coletiva de Trabalho há mais de três anos - o Sindicato tem negociado por empresa e já possui 51 acordos firmados.

Deixe seu Recado