SMetal

Acordo garante jornada de 40h semanais na autopeça Nal

Quarta-feira, 07 de Março de 2018 - 15:29 - Atualizado em 07/03/2018 15:48

Nal, , Foguinho/Imprensa SMetal
Atualmente a fábrica Nal, em Sorocaba, conta com 55 trabalhadores, mas deve chegar a 150 funcionários até maio, quando inicia a produçãoFoguinho/Imprensa SMetal
Dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) realizaram a primeira assembleia na autopeça Nal do Brasil, em Sorocaba, para informar aos trabalhadores sobre os acordos já firmados com a empresa.

As principais conquistas são: jornada de trabalho de 40 horas semanais, como na montadora Toyota (legislação prevê 44h); piso salarial e direitos trabalhistas previstos por Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do Grupo 3 (autopeças).

“A empresa já começar seguindo a nossa Convenção Coletiva é uma grande conquista. São mais de 80 cláusulas que protegem os direitos dos metalúrgicos no local de trabalho”, afirmou o dirigente do SMetal, João Farani.

A licença maternidade de 180 dias foi outra conquista garantida às trabalhadoras da fábrica. De acordo com Farani, durante as negociações, a empresa informou que pretende contratar cerca de 50% de mulheres para a produção.

Na assembleia, o secretário de organização do SMetal, Izidio de Brito, destacou também a importância do diálogo entre o trabalhador e o Sindicato. “A grande responsabilidade do produto final está nas mãos dos trabalhadores, por isso é preciso garantir condições de trabalho, bons salários e motivação. O papel do Sindicato é ser mediador nesse processo”, explicou.

Contratações

Hoje a fábrica conta com 55 trabalhadores, entre administrativo e produção, porém, em 2019, a empresa deve chegar a 300 funcionários. “Estamos com uma programação de contratação de cerca de 10 pessoas por semana. Até o mês de maio, quando inicia a produção, a meta é atingir o número de 150 trabalhadores”, explica a analista de recursos humanos da empresa, Ellen Amparo.

A metalúrgica Nal (North American Lighting) do Brasil, pertence ao grupo japonês Koito, líder do mercado mundial de faróis automotivos. A empresa é fornecedora de diversas montadoras do mundo, inclusive a Toyota.

Deixe seu Recado