SMetal

Imprensa

Conquista

Acordo de PPR aprovado na Toyota é 12,68% maior que o de 2017

Quarta-feira, 13 de Junho de 2018 - 12:46 - Atualizado em 13/06/2018 14:22
Imprensa SMetal

toyota, smetal, ppr, assembleia,, Foguinho/Imprensa SMetal
Assembleia de aprovação do PPR 2018 aconteceu na terça-feira, dia 12; trabalhadores conquistaram 12,68% de aumento em relação ao ano passadoFoguinho/Imprensa SMetal
Em assembleia realizada na tarde desta terça-feira, dia 12, os metalúrgicos da Toyota aprovaram proposta de Programa de Participação nos Resultados (PPR) 2018, negociada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e membros do Comitê Sindical de Empresa (CSE). O valor conquistado é 12,68% maior que o aprovado no ano passado.

De acordo com Carlos Alberto Rodrigues da Silva, CSE da Toyota, outro avanço negociado foi em relação ao trabalhador efetivo afastado. A proposta aprovada reduziu de 180 para 90 dias o tempo de trabalho mínimo para ter direito ao PPR total; e de 90 para 45 dias antes da primeira parcela.

“Acreditamos que o momento que o trabalhador mais precisa é quando ele está afastado, muitos deixam de fazer uma cirurgia porque não queria perder uma parcela do PPR”, explica Carlão.

 

Mobilização

Durante a assembleia, os dirigentes do SMetal destacaram ainda a importância da mobilização dos trabalhadores para garantir conquistas. Eles lembraram da greve de 17 dias, realizada em 2013, que resultou no fornecimento de vale-compra, reajuste nos pisos e no adicional noturno, entre outros benefícios.

“O Sindicato é ferramenta de luta e organização dos trabalhadores, quanto mais fragilizamos essa ferramenta, mais o trabalhador é prejudicado. Só há conquista se houver unidade”, afirmou o presidente do SMetal, Leandro Soares.

A montadora Toyota de Sorocaba produz os veículos modelos Etios e Yaris e tem aproximadamente 2300 trabalhadores.

Deixe seu Recado