SMetal

Participação nos Resultados

Acordo de PPR 2022 é aprovado pelos metalúrgicos da Mekra Lang

Em comparação ao Programa anterior, houve um crescimento de 10,5% no valor total negociado pelo SMetal e a Comissão de PPR; assembleia aconteceu nesta sexta-feira, dia 15, e tratou ainda da importância da Campanha Salarial

Sexta-feira, 15 de Julho de 2022 - 09:38 - Atualizado em 15/07/2022 09:50

mekra, lang, assembleia, ppr, fachada, cajuru, plr, , Foguinho/Imprensa SMetal
Os trabalhadores da Mekra Lang aprovaram a proposta de PPR 2022 em assembleia realizada sexta-feira, dia 15 de julho, na porta da fábricaFoguinho/Imprensa SMetal
Com aumento de 10,5% em comparação ao ano passado, foi aprovado pelos trabalhadores da Mekra Lang, em Sorocaba, o Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2022, negociado pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e a Comissão de PPR eleita na fábrica. A assembleia para deliberação da proposta aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 15.

Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), vice-presidente do SMetal, que é responsável pelas negociações com a empresa, contou que a primeira proposta da autopeça era de um valor igual ao PPR de 2021. “Conforme foram acontecendo as discussões, com muito diálogo e transparência, conseguimos melhorar a proposta. Além dos 10,5% de crescimento no valor, as metas negociadas são alcançáveis. E caso sejam atingidas 95% delas, os trabalhadores recebem 100% do Programa”, explicou.

O Programa será pago em duas parcelas: a antecipação, que representa 50% do PPR, será realizada no mês de julho, e a segunda parcela, atrelada às metas, em março de 2023. O SMetal não divulga os valores e indicadores do Programa para não influenciar as negociações que estão em andamento em outras empresas metalúrgicas, nem expor os trabalhadores.

Campanha Salarial 2022

Na assembleia desta sexta-feira, 15, o vice-presidente do SMetal reforçou a importância da mobilização dos trabalhadores na Campanha Salarial da categoria. A data-base é 1º de setembro e, faltando poucos meses para fechar o índice que é utilizado como parâmetro para as negociações econômicas, as perdas dos metalúrgicos com a inflação está em 9,82%.

“Desde já, esperamos poder contar com a unidade de todos os metalúrgicos da nossa base para conseguirmos garantir um bom acordo nesta data-base. Não será uma campanha nada fácil, inflação alta é sempre uma desculpa para que os patrões tentem parcelar o reajuste em duas ou até mesmo três vezes. E isso não vamos aceitar”, enfatizou.

A Mekra Lang fica no bairro Cajuru, tem cerca de 50 trabalhadores e produz espelhos retrovisores para caminhões e ônibus. Na Campanha Salarial, a empresa faz parte do Grupo 3, que tem cláusulas sociais garantidas até 2023. Portanto, serão negociadas somente as questões econômicas (reajuste salarial, piso, etc.).

Deixe seu Recado