SMetal

Imprensa

Participação nos resultados

Acordo de PPR 2021 é aprovado pelos metalúrgicos da YKK

Foram necessárias diversas rodadas de negociação para chegar à proposta aprovada pelos trabalhadores, que teve crescimento no valor em relação a 2020; Programa foi aprovado com 86,03% dos votos favoráveis

Sexta-feira, 19 de Novembro de 2021 - 12:12
Imprensa SMetal

YKK, sorocaba, assembleia, ziper,, Arquivo/Foguinho Imprensa SMetal
A planta da YKK em Sorocaba tem cerca de 300 trabalhadores e fica na Zona Industrial. A empresa é a maior fabricante de zíperes do mundoArquivo/Foguinho Imprensa SMetal
Com 86,03% dos votos, foi aprovado o acordo de Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2021 pelos trabalhadores da YKK. Negociada pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), a proposta garante crescimento nos valores em comparação ao ano anterior e metas atingíveis.

Segundo o diretor executivo do SMetal, Francisco Lucrécio Saldanha, foi uma negociação bastante longa e difícil. Inicialmente, a empresa apresentou, inclusive, um valor bastante abaixo do conquistado.

“Foram diversas rodadas de negociação até chegarmos a uma proposta que fosse apresentável aos trabalhadores. Com certeza, a participação ativa da Comissão de PPR, que trouxe vários elementos à negociação, juntamente com a experiência do Sindicato, fez a diferença e garantiram um aumento significativo em comparação ao Programa anterior”, enfatiza.

A primeira parcela será paga ainda no mês de novembro e a segunda, atrelada às metas, em abril de 2022. Estagiários e aprendizes também fazem parte do Programa e recebem um valor proporcional ao pago aos funcionários efetivos.

Votação Eletrônica

A assembleia foi realizada a partir da plataforma eletrônica desenvolvida pelo SMetal, em parceria com a Pandora Soluções, uma empresa especializada em tecnologia. A votação ficou disponível por 24 horas, entre os dias 18 e 19.

Dos 296 trabalhadores aptos a votar, 272 (91,89%) participaram da assembleia. O resultado foi o seguinte: 234 (86,03%) votos a favor, 34 (12,5%) contrários e 4 (1,47%) optaram por se abster da decisão.

A ferramenta de votação eletrônica é criptografa e totalmente segura e foi implementada em abril de 2020, devido a gravidade da pandemia da Covid-19. Foram realizadas mais de 200 votações a partir da plataforma.

A planta da YKK em Sorocaba tem cerca de 300 trabalhadores e fica na Zona Industrial. A empresa é a maior fabricante de zíperes do mundo.

Deixe seu Recado