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A Importância do Exercício Físico

Quarta-feira, 21 de Julho de 2010 - Atualizado em 27/12/2016 11:51

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Condicionamento leva à melhor condição para ação. Condicionamento mental requer concentração, ânimo e raciocínio. Condicionamento físico é força, elasticidade, velocidade. O exercício físico melhora a saúde.

O desânimo e acomodação impedem os primeiros passos. O tempo pode ser pouco. O trabalho pode ser tão puxado e danoso que já leva à exaustão ou a lesões (coluna, tendinite ou dor muscular). Até nesses casos o exercício, mesmo curto, localizado ou mais de relaxamento também é importante. Vamos a algumas dicas:

Um ótimo exercício é a caminhada. Por 20 a 60 minutos, com 5 minutos iniciais lentos (aquecendo) e intensificando, até que o coração e a respiração acelerem moderadamente. Reduza nos minutos finais e, enfim, faça alongamentos, forçando um pouco a flexão de todos os movimentos do corpo. Um tênis confortável, com solado macio, limita impacto sobre joelho. Ingerir líquidos melhora hidratação. Olhar para frente e curtir a natureza areja também a cabeça.

O exercício físico melhora a circulação, a força do coração e a do pulmão. Uma das conseqüências mais interessantes é o aumento das endorfinas, que comandam regeneração do desgaste muscular, aliviam dores melhorando o humor, o ânimo.

O exercício físico pode contribuir para tratar dores. Nesses casos e também para exercícios mais intensos (corrida, musculação e esportes) a avaliação médica e acompanhamento por educador físico são necessários. Mexa-se, condicione! Confira a academia do Sindicato!

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