SMetal

Imprensa

Vacina no braço, comida no prato

1º de Maio: SMetal promove Live Solidária em prol do Banco de Alimentos

Evento terá atrações musicais de Sorocaba e falas políticas;  transmissão será feita pela página do Sindicato no Facebook e pelo canal da entidade no Youtube, com previsão de duas horas de duração

Segunda-feira, 26 de Abril de 2021 - 10:51 - Atualizado em 26/04/2021 12:04
Imprensa SMetal

abril, 2021, imprensa,
ABRIL
“Vacina no braço, comida no prato” é tema da Live Solidária em prol do Banco de Alimentos de Sorocaba, que será realizada a partir das 10h deste sábado, 1º de Maio – Dia do Trabalhador e da Trabalhadora – pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).

A ação tem ainda parceria com os bares locais Depois Bar e Arte e Saravá Brasil, responsáveis pelas atrações musicais, que serão confirmadas durante a semana. A transmissão será feita pela página do SMetal no Facebook e pelo canal da entidade no Youtube, com previsão de duas horas de duração.

Os eventos político-culturais do Sindicato em comemoração ao 1º de Maio já são conhecidos pelos trabalhadores sorocabanos. Em 2019, mais de 15 mil pessoas foram até o Parque dos Espanhóis para se divertir com as apresentações e também protestar contra a Reforma da Previdência e pelo direito ao emprego.

Dois anos depois, o momento é totalmente outro e o país enfrenta um dos piores cenários causados pela ineficiência de governantes no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Para preservar vidas, o ato será virtual e vai contar com a participação de lideranças e artistas locais.

Tiago Almeida do Nascimento, presidente do Banco de Alimentos e secretário de administração e finanças do SMetal, afirma que não há o que se comemorar quando milhares de famílias passam fome no país. “Por isso, a nossa principal meta hoje é colocar comida na mesa de milhares de famílias que mais precisam e também cobrar a vacinação para todos e todas, que única maneira de efetivamente vencermos esse vírus mortal”.

As doações abrem nesta terça-feira, 27, e pode ser feita pelo Pix do SMetal. O valor arrecadado será repassado para o Banco de Alimentos e utilizado para comprar alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas por entidades parceiras.

O presidente do Banco conta que, somente no cadastro permanente disponibilizado pela entidade, há cerca de 6 mil pessoas aguardando doação de cestas de alimentos. “Qualquer valor é bem vindo e, caso não queira doar dinheiro, a pessoa pode contribuir também com alimentos. Há diversas outras campanhas em que o Banco está inserido, todas com um único objetivo, combater a fome na nossa região”, assegura.

Para Leandro Soares, presidente do SMetal, é notório o crescimento da pobreza e, consequentemente, da fome em todo país. “É muito triste você andar na rua e ver a quantidade de gente pedindo ajuda nos semáforos para poder levar alimento para as suas casas. Enquanto Sindicato Cidadão, que atua também fora da fábrica, o SMetal não poderia ficar sem ação diante dessa situação”, lamenta.

A pandemia da Covid-19 e os altos índices de desemprego são alguns dos fatores que têm causado o aumento da fome no Brasil. Segundo dados do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, desenvolvido pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede Penssan), o retrocesso mais acentuado ocorreu nos dois últimos anos.

“Entre 2018 e 2020, o total de pessoas que passam fome no país saltou de 10,3 milhões para 19,1 milhões. Com certeza, a alta taxa de desemprego e a dificuldade de arrumar emprego, até mesmo um bico, têm colaborado e muito para esse triste cenário em que vivemos”, lamenta o Leandro.

Banco de Alimentos de Sorocaba

O Banco de Alimentos de Sorocaba é uma organização não governamental criada em dezembro de 2005 com a finalidade diminuir o desperdício de alimentos e, ao mesmo tempo, ajudar no combate à fome em Sorocaba e região.

 Ao longo de uma década e meia, a entidade doou mais de 5,6 mil toneladas de alimentos, beneficiando cerca de 39 mil pessoas através de 226 entidades cadastradas. Somente em 2020, com a pandemia da Covid-19, o Banco intensificou sua atuação e parcerias e doou mais de 115 toneladas de alimentos, beneficiando aproximadamente 25 mil pessoas.

1º de Maio Unificado das centrais Sindicais

Ainda no sábado, dia 1, a partir das 14h, o SMetal Sorocaba irá transmitir, em sua página no Facebook, o 1º de Maio pela Vida, promovido pela CUT e demais centrais sindicais. Ato unificado será virtual, originalmente transmitido pela TVT e representa a união pelo respeito à vida, saúde e por empregos.

A programação será comandada pela cantora compositora e apresentadora Ellen Oléria e, entre as atrações confirmadas, estão: Elza Soares, Chico César, Tereza Cristina, Delacruz, Johnny Hooker, Marcelo Jeneci, Odair José, Aíla, Bia Ferreira e Doralyce, Fábio Assunção, Osmar Prado e outros.

 

SERVIÇO:

Live: Vacina do braço, comida no prato, em prol do Banco de Alimentos
Quando: Dia 1º de Maio de 2021
Horário: Das 10h às 12h
Onde: No facebook e no Youtube do SMetal
Atrações musicais: A confirmar
Como doar: Pelo Pix do Banco de Alimentos ou com alimentos em pontos de arrecadação
Parcerias: Depois Bar e Arte e Saravá Brasil

 

Deixe seu Recado