SMetal

Imprensa

1º de Maio do SMetal

'1º de Maio: Live Solidária' movimentou as redes com luta e cultura

Centenas de internautas acompanharam a transmissão ao-vivo no último sábado, dia 1; além da arte, política e resistência também estiveram presentes durante as três horas de transmissão nas redes

Segunda-feira, 03 de Maio de 2021 - 17:55 - Atualizado em 05/05/2021 14:50
Imprensa SMetal

semana 26 a 30, carolzinha, 2021, imprensa, Foguinho/Imprensa SMetal
Desta vez, a entidade precisou se reinventar para celebrar o 1º de MaioFoguinho/Imprensa SMetal
O último sábado, dia 1º de Maio, foi marcado pela live solidária organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). Centenas de internautas puderam acompanhar mais de três horas de shows com Luca e Marcelo, Forró das Comadres, Julio Moura e Flavinho Batucada. Em meio à atmosfera de cultura, lideranças sindicais puderam dar o tom da transmissão: havia pouco a celebrar, mas muitos motivos para seguir na luta pelos trabalhadores e trabalhadoras.

“Tivemos a sensibilidade de colocar as lideranças políticas do Sindicato, juntamente a companheiros da CUT-SP, por exemplo, para falar das lutas que temos pela frente. Isso porque, apesar de uma ação de entretenimento, se tratava prioritariamente de um momento de reflexão sobre os últimos tempos; que tem sido mais do que desafiadores e pedem solidariedade para com o próximo”, justifica Leandro Soares, presidente do SMetal.

O grande beneficiado da ação foi o Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS). Os espectadores da live puderam realizar doações em dinheiro ou alimentos para a entidade que há mais de 15 anos atua no combate à fome e na propagação da autonomia alimentar.

O presidente do BAS, Tiago Almeida do Nascimento, recorda que as doações de alimentos tiveram uma queda considerável no período pandêmico e, deste modo, essa ação concede mais visibilidade a instituição. “Foi um momento importante para a história do Banco. Ainda mais se levarmos em consideração o cenário nacional, em que tantas famílias estão passando fome e vivendo na miséria. Precisamos estimular doações, visto que essa onda solidária estagnou consideravelmente de uns meses para cá. A fome, no entanto, continua”, diz.

Reinvenções

Quem frequenta e conhece o Sindicato, sabe que os eventos de 1º de Maio sempre foram especiais. Um momento em que a luta do dia a dia se juntava à diversão, levando cultura de forma acessível para toda a classe trabalhadora de Sorocaba e região. Shows, música, dança e recreação para crianças eram de costume.

A pandemia da Covid-19 fez com que o SMetal precisasse adotar uma outra forma para realizar seu evento e o público parece ter gostado. Nas redes sociais, enquanto a apresentadora Daia Moura, as atrações culturais e as lideranças políticas estavam no ar, os internautas elogiaram a ação sindical e a qualidade do projeto. “Foi linda a live solidária, artistas maravilhosos e o Sindicato dos Metalúrgicos sempre de parabéns por sua atuação em ações sociais e culturais. Viva todos trabalhadores e sua luta!”, escreveu a cantora e compositora Márcia Mah, em um dos comentários no YouTube.

Vouchers

O Sindicato dos Metalúrgicos realizou o sorteio de 20 vouchers no valor e R$200,00 cada um. Os beneficiados poderão usar a recompensa em produtos do Saravá Brasil Bar e Depois Bar e Arte, bares apoiadores da live. Para participar, os interessados precisaram curtir as postagens do Banco, do SMetal e dos parceiros, além de marcar três amigos nos comentários da publicação oficial.

"Neste momento em que tantos bares e estabelecimentos fecham as portas, esses vouchers foram uma ideia para ajudar os proprietários a garantirem um respiro financeiro e, claro, permitir que o trabalhador e a trabalhadora possam, num futuro que esperamos ser breve, utilizar os vales para sua diversão", comenta Leandro Soares.

Teve gente que comentou em várias postagens e se deu bem garantido dois vouchers. Os vencedores já foram contatados pelo SMetal e estarão com o nome em uma lista nos estabelecimentos parceiros.

Saiba quem foram os sortudos:

Ganhadores
Voucher para usar no Saravá Brasil Bar

José Tadeu Redini de Freitas (perfil do Saravá)
André Castanho Xavier (perfil do Saravá)
Mayara Arruda Vaz (perfil do SMetal)
Nayanne Martins de Paula (perfil do Saravá)
Déborah Rose Silva (perfil do SMetal)
Karina da Silva Bispo RG (perfil do Saravá)
Lennon Carvalho (perfil do Saravá)
Reginaldo José de Andrade (perfil do SMetal)
Marceli Moreira Ferreira (perfil do SMetal)
Mônica Alegrussi (perfil SMetal)

Ganhadores
Voucher para usar no Depois Bar e Arte 

Fernanda Dias de Oliveira (Fernanda Teka) (perfil do Banco)
Gisele Cristina Salvador (perfil do Banco)
Karina da Silva Bispo (perfil do Depois)
Renata Ferreira da Rocha (perfil do Depois)
Luciana Siedler (perfil do Banco)
Larissa Martins Rodrigues (perfil do Depois)
Sorocaba Futebol de Amputados (perfil do Banco)
Gisele Cristina Salvador (perfil do Depois)
Mariana Peres Corrér (perfil do Banco)
Mônica Alegrussi (perfil Depois)

Deixe seu Recado