SMetal

Imprensa

Luta e Resistência

1º de Maio de Luta dos Trabalhadores reúne 20 mil no Parque das Águas

Evento realizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) neste domingo uniu muita música e serviços, além de enfatizar a importância da luta e resistência por dias melhores

Segunda-feira, 02 de Maio de 2022 - 12:52 - Atualizado em 02/05/2022 13:30
Imprensa SMetal

5_maio , 2022, imprensa,
5_MAIO
O 1º de Maio de Luta dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) reuniu mais de 20 mil pessoas neste domingo, no Parque das Águas, em Sorocaba, num dia de muita música, luta e resistência.

A ação também teve caráter solidário, com arrecadação em prol do Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS). Ao todo, o público doou pouco mais de uma tonelada de alimentos que serão destinados para famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pela entidade.

O presidente do SMetal, Leandro Soares, falou da alegria de poder realizar a ação depois de dois anos de pandemia da Covid-19. “Sofremos muito nesse período com tantas vidas perdidas, vítimas da doença e negacionismo. Por isso, esse 1º de Maio é um dia de homenagear essas pessoas e de celebrar a vida, a vitória da ciência. É também momento de lembrar a importância do trabalhador e da trabalhadora que garantem a produção e geram toda a riqueza desse país”.

Ele ainda reforçou a importância da data para pensar no futuro. “Somos um Sindicato Cidadão, que pensa para além da fábrica. Mais do que nunca, precisamos renovar nossa disposição de luta e resistência para mudar o atual cenário, que é de desemprego, de fome e muitos ataques aos direitos. Juntos, podemos reescrever essa história e sermos felizes de novo”.  

Serviços e muita música

5_maio , 2022, imprensa,
5_MAIO

O evento teve início às 14h e além das atrações músicas, contou com serviços como regularização do título de eleitor, organizado pelo Levante Popular da Juventude, orientação e distribuição de teste de HIV e IST, realizada pela Equipe CMAE (Centro Municipal de Atenção Especializada) , e Espaço Pet, com a instituição “Rock your pets” que promoveu doação de cães e gatos e a arrecadação de ração para o abrigo.

O dia de festa contou com muitas atrações musicais para todos os gostos. Desde a MPB, passando pelo samba, rock, sertanejo e rap. Diversos artistas locais e nacionais subiram ao palco e enfatizaram a importância das eleições 2022 e convocaram todos os presentes para regularizar ou tirar o título de eleitor para votar este ano. 

A programação cultural teve início com Teresa Baddini com muito samba e MPB. A banda Karminda trouxe seu rock experimental e o grupo X4 Hip Hop agitou o público com muito rap, relembrando os 26 anos de carreira.

Flor Maria e Fernanda Teka também subiram ao palco com muita música brasileira, mesclando clássicos da MPB e músicas autorais. Já no final da tarde, Flavinho Batucada colocou todo mundo para sambar com canções próprias e grandes títulos do samba.

Com atrações para todos os gostos, no início da noite foi a vez da dupla Luca e Marcelo agitar o público no Parque das Águas. No repertório, músicas sertanejas que estão na boca do povo e também canções autorais da dupla. Marcelo é dirigente do SMetal e membro do Comitê Sindical da Toyota.

Na sequência, francisco, el hombre trouxe muita festa e música de protesto para fazer todo tirar o pé do chão. Reforçando o caráter político do evento, a banda puxou o coro “Fora, Bolsonaro”, entoado pela massa presente no Parque das Águas.

Para encerrar, o rapper Emicida colocou todo mundo para cantar os grandes sucessos da carreira e falou da alegria de reencontrar o público sorocabano, além de celebrar o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora. 

Deixe seu Recado