Quem Somos
O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região foi fundado em 12 de abril de 1954. A instituição representa metalúrgicos de 14 municípios em negociações por fábrica, na categoria e em períodos de data-base de abrangência estadual.
Em 1983 o Sindicato filiou-se à então recém fundada Central Única dos Trabalhadores (CUT). Desde então, o SMetal Sorocaba propõe a ser uma entidade classista, com o propósito de contribuir pra o fortalecimento da classe trabalhadora, por meio de solidariedade às lutas de outras categorias profissionais.
Ciente de que as condições sociais adversas anulam conquistas trabalhistas, devido ao encarecimento do custo de vida e à falta de acesso a serviços públicos, a partir de 1992 a direção do SMetal implantou o modo de atuação conhecido como Sindicato Cidadão.
O Sindicato Cidadão credencia a organização metalúrgica a se envolver em debates e ações em defesa de direitos sociais, como saúde, educação, cultura, emprego, moradia, comunicação, mobilidade, entre outros.
Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região
O Sindicato, fundado em 12 de abril de 1954, representa aproximadamente 40 mil trabalhadores em 14 cidades (atualizado em abril de 2010).
A base do Sindicato é formada por metalúrgicos dos municípios: Sorocaba, São Roque, Votorantim, Iperó, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, Araçoiaba da Serra, Itapetininga, Ibiúna, Tapiraí, Sarapuí, Araçariguama e São Miguel Arcanjo.
Nome completo do sindicato: SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS E DE MATERIAL ELÉTRICO DE SOROCABA (e mais 13 cidades)
O Sindicato é filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT), à Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM) e à Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM).
CUT
Fundada em 28 de agosto de 1983, a CUT está presente em todos os ramos de atividade econômica do país. Ela é a maior central sindical do Brasil, da América Latina e a 5ª maior do mundo, com 3.299 entidades filiadas, 7.116.278 trabalhadoras e trabalhadores associados e 21.092.160 trabalhadoras e trabalhadores na base.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região está entre os primeiros do país a defender a bandeira da CUT. A Chapa liderada por Wilson Fernando da Silva, o Bolinha, eleita em julho de 1983 já divulgava a marca da futura central antes mesmo de sua fundação oficial. A chapa cutista de Bolinha foi empossada dia 24 de setembro de 1983, menos de um mês após a fundação da CUT.
CNM
O ramo metalúrgico no Brasil possui cerca de 2 milhões de trabalhadores. Desse total, cerca de 1 milhão (50%) são representados pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM). Destes, 450 mil (45%) são sindicalizados (associados aos Sindicatos Metalúrgicos nas diferentes regiões do país que, por sua vez, são filiados à CNM).
(Dados de Janeiro de 2008 - fonte: CNM/CUT)
FEM
A Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT/SP tem 13 sindicatos filiados, que representam 220 mil metalúrgicos em todo o Estado de São Paulo, cujas datas-base são em 1º setembro.
A FEM-CUT-SP é a interlocutora dos sindicato nas negociações da Campanha Salarial com sete bancadas patronais: Montadoras (Sinfavea), Grupo 2 (máquinas e eletrônicos); Grupo 8, Grupo 10, Aeroespacial, Fundição e Grupo 3 (Autopeças, Forjaria e Parafusos).
Deixe seu Recado