Busca
Faltam 2 meses

Campanha Salarial 2019: Inflação está acumulada em 3,06%

Faltando dois meses para completar o total de perdas dos metalúrgicos para a Campanha Salarial 2018, a inflação acumulada está em 3,06%. Divulgado no último dia 10, o INPC de junho teve aumento 0,01%

Imprensa SMetal
Divulgação
Em 2018, a inflação da data-base dos metalúrgicos fechou em 3,64%. Já a inflação acumulada neste mesmo período no ano passado estava em 3,38%

Em 2018, a inflação da data-base dos metalúrgicos fechou em 3,64%. Já a inflação acumulada neste mesmo período no ano passado estava em 3,38%

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) teve aumento de 0,01% no mês de junho, segundo dados divulgados na última quarta-feira, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No acumulado desde setembro de 2018 (dez meses), última data-base dos metalúrgicos (1º de setembro), o INPC está em 3,06%. Neste mesmo período no ano passado, a inflação acumulada estava em 3,38%.

Faltam ainda os meses de julho e agosto para definir o total de perdas da categoria com a inflação, que é utilizado como parâmetro para as negociações das cláusulas econômicas da Campanha Salarial dos Metalúrgicos da CUT.

Em 2018, a inflação da data-base da categoria fechou em 3,64%.

Campanha Salarial 2019

A Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT/SP representa cerca de 190 mil trabalhadores na base formada por 56 municípios, inclusive o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região.

Na quinta-feira, dia 4 de junho, foi entregue a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2019 para os representantes do setor patronal. Como na data-base anterior foi assinada Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) por dois anos em alguns grupos patronais, neste ano foram protocoladas dois tipos de pautas de reivindicações: parcial (com foco nas cláusulas econômicas) e cheia (com cláusulas sociais e econômicas).

tags
campanha categoria cut fem inflação inpc junho metalúrgico perdas salarial SMETAL
VEJA
TAMBÉM