SMetal

Notícias

Sorocaba

Duas mulheres assumirão vaga na Câmara Municipal no próximo ano

Segunda-feira, 03 de Outubro de 2016 - 11:17 - Atualizado em 27/12/2016 15:18
Jornal Cruzeiro do Sul

,
Câmara terá renovação de 50% do quadro na próxima legislatura
A renovação da Câmara de Vereadores de Sorocaba será de 50%, com dez novos vereadores ocupando uma cadeira no Legislativo sorocabano, a partir de 1º de janeiro do ano que vem. Outros dez vereadores da atual legislatura conseguiram se manter, conquistando a reeleição. O vereador mais votado em Sorocaba, inclusive que registrou o novo recorde, foi o vereador Rodrigo Manga (DEM), com 11.471 votos. Outra novidade, a partir do ano que vem, foi a volta da representatividade feminina, com duas cadeiras, com o retorno da ex-deputada e ex-vereadora Iara Bernardi (PT) e eleição da novata Fernanda Garcia (Psol).

O recordista na urna foi o vereador Rodrigo Manga (DEM), que quase conseguiu triplicar sua votação na eleição de 2012. Na eleição de ontem, Manga obteve 11.471 votos, contra os 4.778 votos de 2012. O recordista de voto até então era o vereador licenciado Hélio Godoy (PRB), com 7.046 votos conquistados na eleição passada. O vereador Rodrigo Manga foi comemorar com seu eleitorado, após o final da apuração, no seu comitê de campanha, localizado na rua Sete de Setembro, no Centro. "Nós sabíamos que ia ter uma votação expressiva, só que não sabíamos o quanto. Fomos surpreendidos e conseguimos atingir esse recorde na história da cidade. Eu agradeço demais a população de Sorocaba, que reconheceu nosso trabalho."

Já antes da eleição, o Legislativo tinha forçado uma renovação de 25%, pois três vereadores disputaram a eleição no campo majoritário. José Crespo (DEM) e Hélio Godoy (PRB) disputaram a eleição como candidatos a prefeito e Cláudio do Sorocaba I (PR) foi vice-prefeito na chapa de João Leandro (PSDB). Outros dois vereadores, Tonão Silvano (SD) e Moko Yabiku (PSDB), desistiram de disputar a eleição. Tonão Silvano conseguiu, inclusive, transferir votos para seu filho, Silvano Junior (PV), que acabou eleito, com 4.185 votos. Não conseguiram se reeleger os petistas Izídio de Brito e Carlos Leite, os representantes do PRP, Muri de Brigadeiro e Waldecir Morelly e ainda Jessé Loures (PV).

Na renovação, um dos que conseguiram uma vaga no Legislativo foi o vereador Péricles Regis (PMDB). Idealizador do blog Vagas Empregos Sorocaba e Região, Péricles Regis ficou surpreso com a votação obtida nas urnas. Ele indicou que sua página teve relação direta com o resultado das urnas. "Influenciou sim e eles acompanharam tudo né, dessa minha vontade de fazer algum coisa por alguém. Eles foram meus cabos eleitorais."

O vereador eleito acredita que é importante essa renovação no Legislativo. "São novas ideias e novas cabeças, já que senão fica na mesmice."

O novo Legislativo terá também duas mulheres eleitas, com o retorno da ex-vereadora e ex-deputada Iara Bernardi (PT) e a eleição de Fernanda Garcia (Psol). Na eleição passada, nenhuma mulher conseguiu se eleger na Câmara de Sorocaba. Também integrante da renovação do Legislativo, a vereadora Fernanda Garcia comemorou sua votação no diretório do Psol, localizado na avenida General Osório. Ela citou ainda que vai fazer valer no Legislativo sua luta no coletivo feminista Rosa Lilás. "Pra nós é muito grande a conquista, porque a gente sabe quanto é falha a Câmara hoje e não representa à população." (Colaborou José Antônio Rosa)

Os 20 eleitos em Sorocaba


Rodrigo Manga (DEM) - 11.471 votos
Péricles (PMDB) - 9.139 votos
Fernando Dini (PMDB) - 7.727 votos
Vitão do Cachorrão (PMDB) - 7.555 votos
Anselmo Neto (PSDB) - 6.137 votos
Fausto Peres (PTN) - 5.364 votos
Dr. Hélio Brasileiro (PMDB) - 5.198 votos
Irineu Toledo (PRB) - 4.468 votos
Iara Bernardi (PT) - 4.364 votos
Pastor Apolo (PSB) - 4.195 votos
Engenheiro Martinez (PSDB) - 4.189 votos
Silvano Junior (PV) - 4.185 votos
Francisco França (PT) - 4.156 votos
João Donizeti (PSDB) - 4.107 votos
Fernanda Garcia (Psol) - 3.882 votos
Marinho Marte (PPS) - 3.824 votos
Pastor Luís Santos (Pros) - 3.611 votos
Hudson Pissini (PMDB) - 3.331 votos
Renan (PCdoB) - 3.181 votos
Wanderley Diogo - 3.086 votos

Deixe seu Recado