Imprensa
Sorocaba começa a aplicar vacina bivalente da Covid nesta terça-feira
Na primeira fase, serão vacinadas pessoas a partir de 70 anos; moradores de instituições de longa permanência; imunocomprometidas e de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas; vacina será aplicada nas 33 UBSs, das 8h às 16h
O horário de atendimento é das 8h às 16h e, para se vacinar, é necessário apresentação de RG, CPF e comprovante de vacinação das doses já recebidas. A vacina é uma atualização dos primeiros imunizantes fabricados contra a Covid-19 e protege contra a cepa original do coronavírus, além da sub variante Ômicron.
Para a imunização com a Pfizer Bivalente, a pessoa precisa ter tomado pelo menos duas doses de qualquer vacina contra a Covid-19 (esquema vacinal primário completo), respeitando o intervalo de quatro meses da última dose recebida.
Conforme cronograma divulgado pelo Ministério da Saúde, os próximos grupos a receberem a vacina bivalente são: pessoas com idade entre 60 e 69 anos (segunda fase); gestantes e mulheres que tenham dado à luz nos últimos 45 dias (terceira fase); profissionais da saúde (quarta fase).
Além do primeiro grupo do plano de vacinação para 2023, nesta semana - entre os dias 27 de fevereiro e 3 de março - estão sendo aplicadas a 2ª dose e a dose de reforço da vacina Pfizer Pediátrica contra a Covid-19 para crianças com idade entre 5 e 11 anos em todas as UBSs.
Já a primeira, a segunda e a terceira dose da vacina Pfizer Pediátrica Baby, para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, serão aplicadas na segunda e na quarta-feira, dia 27/2 e 1/3, também nas 33 Unidades de Saúde de Sorocaba.
Outras vacinas
Além da vacina da Covid-19, estão sendo aplicadas nas UBSs da cidade todos os imunizantes que fazem parte do Calendário Municipal de Vacinação, como Influenza (gripe), Meningocócica C e entre outras que compõem o Calendário Nacional. Mesmo que essas campanhas coincidam com as aplicações contra a Covid-19, as vacinas podem ser administradas de maneira simultânea, sem necessidade de intervalo.
As vacinas serão aplicadas mediante apresentação de RG, CPF e comprovante de vacinação da dose já recebida. No caso de crianças com comorbidades e de pessoas com alto grau de imunossupressão é necessário apresentar também laudo médico.
No ato da imunização, as crianças precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e portando a Carteirinha de Vacinação, o documento de identidade e o CPF ou Cartão do SUS, todos estes documentos da própria criança. Os pais ou responsáveis de crianças com comorbidades ou deficiências devem apresentar igualmente um comprovante da condição de risco delas.
Deixe seu Recado