SMetal

Imprensa

Câmara de Sorocaba

Sobreviventes do holocausto serão homenageados nesta quarta-feira

Sessão solene na Câmara Municipal ressalta a importância da cultura judaica para a civilização ocidental

Quarta-feira, 17 de Maio de 2017 - 11:38 - Atualizado em 17/05/2017 11:49
Imprensa SMetal

holocausto, sessão solene, nannete konig, sorocaba, judeu, israel, Divulgação
Nannete Konig estudou com Anne Frank na escola primáriaDivulgação
 Cinco sobreviventes do Holocausto nazista estarão em Sorocaba nesta quarta-feira, dia 17, para Sessão Solene, à partir das 19h30 na Câmara Municipal em alusão ao fim do genocídio judeu e a independência de Israel.

 No evento, estarão presentes o cônsul geral de Israel em São Paulo, Dori Goren, bem como a escritora Rita Braun e Nannete Konig que estudou com Anne Frank na escola primária. Outra vítima do holocausto que vem à cidade foi salvo pela lista de Oskar Schindler, empresário alemão que salvou a vida de mais de mil judeus aos empregá-los em sua fábrica.

 De acordo com a organizadora Silvia Moral, do Centro Cultural Brasil e Israel de Sorocaba, o tom da cerimônia será a observação da tolerância e dos direitos humanos.

 “Serão acesas seis velas em homenagem à memória dos seis milhões de judeus que morreram durante o holocausto e considerando que durante a segunda guerra várias minorias foram perseguidas, como gays, negros, deficientes, entre outros, representantes dessas comunidades foram convidadas para participarem do ato”.

 Entre eles, Douglas Turri, representando a comunidade LGBT, Luiza Alves, representante da associação Quilombinho e Jefferson Martinez, representado os deficientes físicos acenderão as seis velas junto com Rita Braun e Nanette Konig em memória aos que se foram em um dos episódios mais triste da história da humanidade.

“Ao mesmo tempo em que eles transmitirão a mensagem da necessidade de um mundo mais tolerante”, afirma Sílvia.

 Para muitos historiadores, o fim da Segunda Guerra Mundial, ocorrido há 72 anos, se deu no dia 8 de maio de 1945, quando foi ratificada a rendição da Alemanha. A Independência de Israel foi proclamada em 14 de maio de 1948. E a cidade israelense de Sha’ar Haneguev tornou-se cidade co-irmã de Sorocaba em 1984.

 A sessão solene em homenagem a Israel é aberta ao público e será transmitida ao vivo pela TV Legislativa, Canal 61.3, digital e aberto, e Canal 6 da NET.

Deixe seu Recado