SMetal

Imprensa

Promessa

Prefeito Lippi admite que não vai entregar todas as creches prometidas

Quinta-feira, 10 de Maio de 2012 - Atualizado em 27/12/2016 11:59
Imprensa vereador Izídio

,
Na maioria dos casos, as creches prometidas para este ano ainda estão nos alicerces ou sequer têm local definido
Em resposta a um requerimento encaminhado pelo vereador Izídio de Brito (PT), o prefeito Vitor Lippi (PSDB) admitiu que, das 20 creches prometidas para este ano, pretende entregar apenas 15 unidades. As outras cinco ficariam para 2013, sob responsabilidade do próximo governo. A resposta do prefeito foi dada em 28 de março deste ano.


A equipe do vereador Izídio percorreu a cidade para saber como andam as obras das 20 creches anunciadas. Na maioria dos casos, a construção está em estágio pouco superior aos alicerces. Há cinco casos em que não há nem mesmo placa indicando o terreno destinado às obras (veja tabela).

Desde o início do ano passado, o prefeito e a secretária de Educação, Teresinha Del Cistia, vinham garantindo à imprensa que as creches serão todas entregues até o final de 2012 e que iriam criar 2.425 vagas para crianças de 0 a 3 anos. Segundo essas promessas, creches já existentes seriam ampliadas para criar mais 900 vagas, totalizando mais de 3.300 vagas. Número que, mesmo assim, não cobriria o total do déficit da cidade, hoje estimado em cerca de 4 mil vagas.

Multa diária
A construção das creches não foi uma iniciativa da prefeitura. O governo Lippi foi obrigado a investir em novas unidades porque a Justiça condenou a prefeitura, em outubro de 2010, a pagar multa diária de R$ 1 mil por criança de 0 a 3 anos que não conseguisse vagas em creches públicas na cidade.

Para fugir da multa, a prefeitura firmou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público, comprometendo-se a garantir vagas em creches para que as mães sorocabanas pudessem deixar seus filhos.

Reuniões e audiências
Nesse meio tempo, o vereador Izídio realizou diversas reuniões e audiências públicas com pais de alunos, educadores e representantes do poder público para tratar do assunto. Em uma dessas audiências, a ex-deputada federal Iara Bernardi explicou aos representantes do governo que havia verbas disponíveis para a construção de creches por meio do programa Pró Infância, do governo federal.

Com o caminho apontado por Iara Bernardi, o governo de Sorocaba assinou convênios com o governo Dilma Roussef para a construção de 10 creches na cidade, além de anunciar outras 10 unidades que seriam construídas com recursos próprios do município.


Veja abaixo a situação de cada creche:

,
Imagem

 

,
Imagem

Até o mês passado, creche no Sorocaba Park ainda estava na fase de construção do alicerce

Deixe seu Recado