SMetal

Imprensa

Sorocaba

Chuvas: prefeitura decreta situação de emergência; veja como pedir ajuda

Cidade enfrenta enchentes e alagamentos, deixando várias pessoas temporariamente desalojadas; quem precisar de ajuda por causa das chuvas pode entrar em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 156

Quarta-feira, 01 de Fevereiro de 2023 - 12:08
Com informações do Portal Porque

02_fevereiro , jholl, 2023, imprensa, Jônatas Rosa/Imprensa SMetal
No Jardim Faculdade, ruas ficaram alagadas e pessoas precisaram sair de suas casas Jônatas Rosa/Imprensa SMetal
As fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias levaram a Prefeitura de Sorocaba a decretar situação de emergência pública, através de decreto publicado na noite desta terça-feira, 31.

Desde o início da semana, vários bairros de Sorocaba sofrem com alagamentos e enchentes. O município sofreu com alagamentos nos seguintes pontos: Rua Antônio Furtado Lopes e Rua Pedro Lombardi, Mineirão; Rua Antônio de Andrade, Jardim Santa Lucinda; e Rua Abner Pedroso Pacheco, Jardim Guadalupe. Além disso, as equipes prestaram auxílio também nos bairros Vila Assis e Vila Rica.

De acordo com a prefeitura, ninguém ficou desabrigado em Sorocaba, mas diversas pessoas tiveram que sair temporariamente das suas casas nos bairros Jardim Faculdade, Mineirão, Vila Matilde e Vitória Régia. A medida foi tomada para segurança dos cidadãos, que precisaram esperar o nível da água baixar para retornar para as suas residências.

Quem precisar de ajuda por causa das chuvas pode entrar em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 156. A população também pode colaborar com os moradores atingidos, doando mantimentos e itens de necessidade pelo telefone (15) 99157-6851.

Manga causa terror

O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) tem adotado uma postura “terrorista” em relação às enchentes e alagamentos ao invés de procurar solução para minimizar o problema. Desde o início do mês, ele aponta um suposto risco nas barragens da represa de Itupararanga.

Manga disse que os problemas ocorridos na madrugada de segunda-feira, 31, foram por conta do aumento da vazão na represa. No entanto, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), responsável pela gestão da represa, afirma que o volume de água enviado ao rio está dentro da normalidade.

Além disso, especialistas confirmam que a vazão do reservatório não é o único motivo das cheias no rio Sorocaba e de outros afluentes pela cidade. Segundo quem entende do assunto, o município precisa, há tempos, de mais planejamento e projetos para melhorar sua drenagem urbana. (LEIA A REPORTAGEM DO PORTAL PORQUE).

 

Deixe seu Recado