Imprensa
Além de Metalúrgica, a Folha é Cidadã
Em artigo, o jornalista Paulo Rogério de Andrade faz um resgate histórico da Folha Metalúrgica, criada em 1992 com o papel de difundir temas essenciais para a promoção da igualdade e justiça social
A Folha é um dos informativos de origem operária mais longevos e abrangentes que já existiram em Sorocaba e no Brasil.
O surgimento dela está ligado à concepção do Sindicato Cidadão; um modelo de movimento social nascido do pioneirismo e da sensibilidade de metalúrgicos locais; e que seria adotado por muitos outros sindicatos do país.
Foi a Constituição Cidadã, de 88, que popularizou o termo. Porém, após mais de 20 anos de ditadura, poucos sabiam o que eram direitos de cidadania. Em 1992, o SMetal ousou não apenas informar, no chão de fábrica, quais eram esses direitos, mas também a defendê-los na sociedade.
Os metalúrgicos foram além da luta diária por melhores salários e condições de trabalho, pois se indignavam com o fato dos trabalhadores e familiares sofrerem nos bairros por falta de saúde, educação, lazer, habitação; compromisso do poder público com suas necessidades e suas opiniões.
Como o acesso à informação também é direito de Cidadania, nasceu a Folha Metalúrgica, que ajudaria a difundir os temas essenciais para a promoção da igualdade e da justiça social.
Desde então, o veículo foi modernizado, adotou novas tecnologias na veiculação de conteúdo. Mas nunca se esqueceu de suas raízes, nem de seus objetivos de socialização progressista, humanitária e classista.
Mil e um parabéns para todas as direções sindicais e equipes que se sucederam.
Deixe seu Recado