Busca

História

Conheça a história do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região

Fundado em 12 de abril de 1954, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) representa mais de 44 mil trabalhadores de 14 municípios em negociações por fábrica e para a categoria como um todo.

A base do SMetal é formada por metalúrgicos e metalúrgicas de Sorocaba, São Roque, Votorantim, Iperó, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, Araçoiaba da Serra, Itapetininga, Ibiúna, Tapiraí, Sarapuí, Araçariguama e São Miguel Arcanjo.

Desde 1983, quando filiou-se à então recém-fundada Central Única dos Trabalhadores (CUT), o SMetal Sorocaba se propõe a ser uma entidade que contribui com o propósito do fortalecimento da classe trabalhadora, por meio de solidariedade às lutas de outras categorias profissionais. Além da CUT, é filiado à Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM) e à Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM).

Já a partir de 1992, consciente do encarecimento do custo de vida e da falta de acesso a serviços públicos, a direção do SMetal implantou o modo de atuação conhecido como Sindicato Cidadão, com debates e ações para além da fábrica, em defesa de direitos sociais, como saúde, educação, cultura e emprego.

A implantação desse conceito entre os metalúrgicos de Sorocaba resultou em diversas parcerias, ações sociais, respeitabilidade social e conquistas políticas para a categoria. Entre os resultados obtidos após a incorporação desse conceito no cotidiano da entidade estão: a criação da Campanha Natal Sem Fome de Sorocaba (1993); a implantação do Banco de Alimentos de Sorocaba; apoio e participação no Ceadec (Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento Emprego e Cidadania), além da Campanha do Agasalho e o SMetal do Bem.

Com a criação dos Comitês Sindicais de Empresa (CSE), em 2002, as batalhas do chão da fábrica foram intensificadas, trazendo o cotidiano dos trabalhadores e das trabalhadoras para cada vez mais perto da direção executiva.

Atualmente, a direção é composta por 75 membros e Leandro Soares está em seu segundo mandato como presidente do SMetal.

A atual gestão, Juntos Hoje Pelos Direitos do Amanhã, tem o compromisso de honrar a história de lutas do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região e a dignidade desta categoria tão importante.