Busca

Formação

Conheça nosso departamento de Formação

O Departamento de Formação do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região tem a importante responsabilidade de organizar e promover cursos e eventos voltados para os trabalhadores (as), dirigentes sindicais, movimentos sociais e todos aqueles interessados em assuntos relacionados ao direito ao trabalho e à cidadania.

Dentre as suas iniciativas, destacam-se os cursos de capacitação para cipeiros, combate ao assédio no ambiente de trabalho e formação histórica do movimento operário destinada aos dirigentes sindicais.

Além disso, o setor oferece cursos de negociação coletiva para dirigentes sindicais, palestras e debates sobre direitos trabalhistas e sociais, sempre com o intuito de criar espaços de reflexão, aprendizado e troca de ideias, fortalecendo a conscientização e a mobilização da classe trabalhadora.

Vale ressaltar que o Departamento de Formação também é responsável pela promoção do Ciclo de Debates do SMetal, um evento realizado desde 2015, com o objetivo principal de contribuir para a troca de conhecimento sobre temas relevantes e atuais.

O Ciclo de Debates conta com a presença de palestrantes renomados, pesquisadores e profissionais de diversas áreas e estimula um diálogo aberto e construtivo com a comunidade.

Ao longo dos anos, o auditório do SMetal recebeu personalidades como Emir Sader, Frei Betto, Márcia Tiburi, Fernando Morais, Leonardo Sakamoto, Gilmar Mauro, Guilherme Boulos, Márcio Pochmann, Douglas Belchior, Paulo Henrique Amorim, entre outros.